Economia Titulo
Empresas abrem vagas temporárias
Por Do Diário do Grande ABC
22/11/2010 | 07:13
Compartilhar notícia
Tiago Silva/DGABC


No penúltimo mês do ano, empresas de todos os cantos do País abrem vagas temporárias para atender a demanda das compras de Natal. E essa época é ótima oportunidade para aqueles que querem ingressar ou até mesmo retornar ao mercado. Ainda restam 45 mil vagas disponíveis.

Segundo a Asserttem (Associação Brasileira das Empresas de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário), do total de 139 mil vagas temporárias previstas para o Natal deste ano, cerca de 45 mil - ou 32% - ainda não foram preenchidas.

Entre as oportunidades há vagas para vendedores, balconistas, empacotadores, estoquistas, caixas, e até em linha de produção em indústrias. O período de trabalho para estes cargos gira em torno de trinta a noventa dias.

"É importante ressaltar que muitos profissionais contratados no regime temporário conquistam uma vaga efetiva na empresa e para isso, características como dinamismo, pró-atividade, dedicação e simpatia contam muito", revela Isabel Arias da Accor RH (consultoria de Recursos Humanos). "Esta época do ano é fundamental para reforçar o orçamento e ainda retornar ao mercado de trabalho."

 DIREITOS - De qualquer forma, é importante que o contratante esteja atento a legislação, e por mais que seja uma contratação temporário, o funcionário tem direitos a remuneração equivalente à recebida pelos empregados efetivos da empresa.

As jornadas de trabalho devem ser de oito horas diárias. Para horas extras, comuns nessa época a remuneração deve ser de 20% e não exceder mais que duas horas. Além disso, o funcionário temporário tem direito a registro na carteira, férias proporcionais ao tempo de trabalho, folga semanal, adicional noturno e seguro contra acidentes de trabalho.

Outros direitos exigidos por lei são indenização por demissão sem justa causa ou término do contrato de trabalho que corresponde a 1/12 do pagamento.

"Para estas vagas, muitas empresas não exigem experiência anterior, o que não significa que serão contratadas pessoas sem nenhum tipo de qualificação" pontua Isabel.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;