Diarinho Titulo Lugar de aprender
Importância do aprendizado

Espaço escolar serve para troca de conhecimento e incentiva interação entre os alunos

Bruna de Grande
Especial para o Diário
22/03/2015 | 07:38
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


Na escola acontece grande troca de conhecimento. A cada dia, o aluno aprende algo novo, muitas vezes além de Matemática, Português e Geografia, entre outras matérias. O professor não fica por fora, pois também adquire conhecimento com os estudantes. Relacionamento com as pessoas, valores de cidadania e diversos aprendizados necessários para a vida estão nas instituições de ensino.

Gabriel Paschoal Sanches, 10 anos, de São Caetano, acredita que tudo o que aprende hoje terá resultados importantes mais para frente. “Se eu não estudar agora, vai ficar difícil arranjar um emprego bom quando eu crescer.”

O aprendizado faz diferença na vida e Manuela Machado do Santos, 9 anos, também de São Caetano, não tem dúvidas disto. “Se eu não prestasse atenção nas aulas de Português, por exemplo, não ia saber escrever nem me comunicar com as pessoas direito”, conta. 

Rafaela Cayres de Sá Maiusso, 10 anos, de Santo André, tenta aproveitar o cotidiano na escola para dividir seu tempo com outras crianças. “Gosto de ver meus amigos todos os dias e fazer novas amizades”, destaca a garota. Com Rodrigo Bentes de Morais, 11, Santo André não é muito diferente. Ele acredita que o colégio é bom para diversos aspectos. “É um lugar para conhecer pessoas, brincar e estudar”, afirmou.

A escola e a família devem ser parceiras no processo da educação. É por meio de conversas, influências e exemplos que se aprende. O educador não está apenas nas escolas.

Dia da Escola lembra diferentes tipos

A data de 15 de março é considerada o Dia da Escola. Todas as instituições brasileiras devem fazer parte do sistema educacional, que é feito por um conjunto de leis e serve de base para a prática de ensino. A escola ensina, de acordo com a idade, o que as pessoas precisam saber para desempenharem papéis que contribuam para o desenvolvimento da sociedade.

Os colégios de estilo tradicional são responsáveis por fornecer conhecimentos gerais em matérias como Português, Matemática e Ciência. Esses tipos de instituições podem ser divididos entre públicas (cujo a responsabilidade está nas mãos dos municípios e Estados) e privadas (comandadas por empresas que utilizam a educação como serviço e fonte de renda).

Também existem escolas que dão aulas sobre diversos assuntos, casos de música, línguas estrangeiras e arte. Outra área é a de demandas específicas para educação especial (para alunos com deficiências) e indígenas.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;