Setecidades Titulo Segurança
Comissão debaterá crack na Vila Guiomar

Prefeitura promete GCM 24 horas, mas apenas viaturas da PM foram vistas na tarde de ontem

Caio dos Reis
Especial para o Diário
13/02/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


A Câmara de Santo André aprovou ontem a criação de Comissão de Assuntos Relevantes que visa combater o consumo de crack na Vila Guiomar. O grupo de parlamentares irá agir em conjunto com programa semelhante ao De Braços Abertos, da Capital, que deve ser lançado no município em 45 dias, segundo o secretário de Saúde Homero Nepomuceno Duarte.

Antes da formalização da comissão, integrantes do Legislativo e Executivo, incluindo coordenadores de programas de prevenção ao crack e os secretários de Inclusão Social, Fátima Grana, Segurança Pública, coronel José Luis Navarro, e Saúde, reuniram-se com grupo de moradores da região na semana passada com o objetivo de discutir os principais problemas, procurar soluções e antecipar ações. A primeira a ser colocada em prática, segundo os parlamentares, foi o compromisso da Prefeitura de manter a GCM (Guarda Civil Municipal) 24 horas no local. Ontem, por volta das 16h, porém, apenas viaturas da PM (Polícia Militar) foram vistas.

A reunião ocorreu após moradores protestarem contra a formação de ‘cracolândia’ e cobrarem ações efetivas do poder público.

A vereadora Bete Siraque (PT), que preside a comissão. disse que entre os objetivos das discussões estão desde melhorar as condições de iluminação do bairro até dar condição de vida para os usuários que deixarem o vício. “Infelizmente esse é um problema não só da nossa cidade, mas nacional. A criação da comissão é importante para iniciar processo de mudança do bairro.”

A vereadora comentou sobre a dificuldade de lidar com os usuários. “Quem está nessa situação perde todas as noções de convivência e de regras na sociedade, ou seja, as roupas estão sujas, a pessoa joga lixo na rua. O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) está colaborando com a limpeza do local”, afirmou Bete.

O vereador Ailton Lima (SD) afirmou que fez requerimento, em 2013, para que a Prefeitura instalasse uma base da GCM no local, porém, não obteve sucesso. “Na época o governo não reconhecia a área como uma espécie de ‘cracolândia’, falando que os usuários apenas passavam por lá. Agora a questão estourou e se perdeu o controle da situação.”

O problema não atinge apenas os usuários de crack, mas também os demais moradores da Vila Guiomar, que “reclamam da desvalorização das casas”, segundo Ailton.

O vereador não participa da comissão, já que outro parlamentar de sua legenda representa o partido nela. Após o Carnaval, está programada outra reunião entre Prefeitura e comissão para fazer balanço da ação policial no bairro nesses primeiros 15 dias de policiamento e buscar outras ações para tentar resolver o problema.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;