Cultura & Lazer Titulo
Indicado este ano, Martin Scorsese é um dos 'esquecidos' do Oscar
Por Da AFP
27/02/2005 | 17:00
Compartilhar notícia


Os prêmios da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood sempre pretenderam reconhecer os melhores profissionais da sétima arte. Mesmo assim, vários artistas renomados ficaram de fora da festa.

Segue a lista dos 'grandes esquecidos' da Academia:

- Martin Scorsese, considerado um dos maiores cineastas da atualidade, não conseguiu nem um Oscar. Se as previsões se confirmarem, o diretor de 'Taxi Driver' (1976) verá a estatueta dourada escapar de suas mãos mais uma vez.

O veterano cineasta está entre os grandes nomes ainda não premiados pela Academia, apesar de ter sido indicado cinco vezes para o Oscar de Melhor Diretor ('O Aviador', em 2005; 'Touro Indomável', em 1981; 'A última Tentação de Cristo', em 1989; 'Os Bons Companheiros' em 1991 e 'Gangues de Nova York', em 2003) e duas vezes para o prêmio de melhor roteiro adaptado ('Os Bons Companheiros' e 'A Época da Inocência', em 1994). Até agora, ele sempre saiu das festas da premiação com as mãos abanando.

Seu filme 'O Aviador' tem 11 indicações este ano. 'Gangues de Nova York' (2002) foi nomeado em dez categorias, mas não ganhou em nenhuma.

- Alfred Hitchcock, o mestre do suspense, jamais ganhou um Oscar de melhor diretor, apesar de ter rodado mais de 60 filmes. Foi nomeado na categoria cinco vezes, por 'Rebeca' (1940), 'Náufragos' (1944), 'Quando Fala o Coração' (1945), 'Janela Indiscreta' (1954) e 'Psicose' (1960). Teve que se conformar com um Oscar honorário, recebido em 1968.

- Woody Allen recebeu três Oscars: por 'Noivo neurótico, Noiva nervosa' (1977) como diretor e como roteirista, e por 'Hannah e suas irmãs' (1986) como roteirista.

Embora tenha sido indicado 20 vezes (11 delas para o Oscar de melhor roteiro adaptado). Apenas uma vez disputou o Oscar de melhor ator por seu papel em 'Noivo neurótico, noiva nervosa'. Essa foi a única estátua que o filme não ganhou entre os prêmios que concorria.

- Stanley Kubrick obteve 13 nomeações: quatro delas para o prêmio de melhor diretor e outras cinco para melhor roteiro. O único Oscar que ganhou foi pelos efeitos especiais de '2001: Uma Odisséia no Espaço' (1968).

- O galã Cary Grant foi indicado ao Oscar de melhor ator por 'Serenata prateada' (1941) e 'Apenas um coração solitário' (1944), mas não ganhou nenhum. Anos mais tarde, em 1970, recebeu um Oscar honorário.

- Orson Welles - diretor, roteirista, ator e produtor - jamais recebeu a quantidade de prêmios que sua carreira merecia. Ganhou apenas um Oscar pelo roteiro de 'Cidadão Kane' (1941), o único que o filme levou, apesar das nove categorias em que competia. Trinta anos mais tarde, Welles recebeu um Oscar honorário.

- James Stewart só recebeu uma estatueta de melhor ator por seu papel em 'Núpcias de escândalo' (1940), apesar de ter sido nomeado outras quatro vezes. Ele também ganhou um Oscar honorário, em 1985.

- Considerado o gênio do cinema, Charles Chaplin nunca recebeu uma estatueta por seu trabalho como diretor ou como ator. A Academia ofereceu-lhe dois prêmios honorários: um por 'O circo' (1928) e um segundo, em 1972, por sua contribuição ao cinema do século XX. - 'A Cor Púrpura' (1985), de Steven Spielberg, é um dos maiores perdedores da história do Oscar. O filme não conseguiu nenhum dos 11 prêmios que disputava.

Greta Garbo (1955), Kirk Douglas (1996) e Deborah Kerr (1994) também não levaram nenhuma estatueta para casa. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;