Política Titulo
Lei das S.A.s está pronta para ser votada
Por Do Diário OnLine
16/09/2001 | 18:12
Compartilhar notícia


O plenário do Senado deve votar nos próximos dias a nova lei das S.A.. Se não houver alterações em plenário, o projeto da Câmara que muda a lei das Sociedades Anônimas e a legislação sobre a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), que tramita no Congresso desde 76, poderá ser sancionado pelo presidente da República.

Entre as principais mudanças sobre a atual legislação da CVM está a transformação da Comissão em agência reguladora e fiscalizadora do mercado de capitais.

Pela nova lei, na hipótese de fechamento do capital, os acionistas minoritários ficam protegidos. Há, na lei, um mecanismo pelo qual 10% dos minoritários, no caso de venda do controle da companhia, terão assegurado um preço da sua ação equivalente a 80% do preço negociado pelo majoritário, mediante oferta pública. Esse mecanismo, que existia na lei original, de 1976, foi retirado por iniciativa do governo, em 1997, para facilitar o programa de privatização.

Segundo o "Jornal do Senado", pelo projeto, a proporção, no capital social, entre as ações preferenciais (sem direito a voto) e ordinárias (com direito a voto) fica sendo de 50% para cada tipo, exigindo-se maior representatividade do capital social em ações com direito a voto, para que se possa obter o poder de mando na companhia. Porém, essa relação somente será válida para as novas companhias que abrirem seu capital a partir da vigência da nova lei das S.A.

Se a lei for sancionada sem vetos, A CVM passará a ser entidade autárquica em regime especial, dotada de autoridade administrativa independente e autonomia financeira orçamentária.

O titular da CVM terá mandato fixo e seus dirigentes estabilidade nos cargos. A CVM poderá nomear, à sua custa, um diretor fiscal para participar da administração da bolsa, corretora ou entidade participante do mercado de valores mobiliários onde for detectada fraude.

Informações da Agência Brasil.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;