Nacional Titulo
Ato marca 5 anos da morte de assassinato de pataxó
Por Das Agências
20/04/2002 | 14:49
Compartilhar notícia


Cerca de 300 pessoas participaram na manhã deste sábado, em Brasília, de ato ecumênico em memória do índio pataxó Galdino de Jesus dos Santos, assassinado na madrugada de 20 de abril de 1997, por cinco jovens de clásse média alta do Distrito Federal - Antônio Noveli Vila Nova, Tomás Oliveira Almeida, Max Rogério Alves e Eron Chaves de Oliveira, além de outro colega, que era menor à época do crime.

A homenagem a Galdino foi promovida pelo Conselho Indigenista MIssionário (Cimi) e faz parte da Semana dos Povos Indígenas de 2002, que comemorou o Dia do Índio (19 de abril) com eventos em todo o país. A cerimônia religiosa de Brasília foi realizada no ponto de ônibus da Avenida W-3 Sul, à altura da quadra 704, onde os jovens jogaram álcool e atearam fogo no corpo de Galdino, que dormia no local.

Durante a manhã, foram realizadas diversas atividades - como demonstrações da cultura índigena, com música e danças tradicionais das tribo Pataxó Hã-Hã-Hãe. O secretário do Cimi, Egon Heck, informou que a programação incluiu a limpeza do memorial (erguido em homenagem a Galdino) e deve durar o dia todo.

Na abertura da cerimônia, Egon Heck afirmou que a preocupação com a segurança dos índios e da população em geral é uma questão de cidadania. E informou que estão sendo colhidas assinaturas para um baixo-assinando em prol do Estatuto do Índio. O documento já tem mais de 500 mil assinaturas e será encaminhado ao Congresso Nacional.

Galdino de Jesus dos Santos era da área indígena Caramuru/ Paraguassu, sul da Bahia, e veio a Brasília participar das comemorações do Dia do Índio de 1997. Após a cerimônia, na Praça dos Três Poderes, pegou o ônibus de volta à pensão onde estava hospedado, mas o estabelecimento já havia fechado. Cansado, sentou-se no banco da parada de ônibus e adormeceu. Os jovens, que passavam pelo local, alegaram ter pensado que se tratava de um mendigo e resolveram atear fogo no índio.

Levado ainda consciente para o Hospital Regional da Asa Norte - HRAN, Galdino, com 95% do corpo com queimaduras de 3º grau, faleceu às 2h da madrugada do dia 20 de abril.

As informações são da Agência Brasil.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;