Setecidades Titulo
Desafio cria competição interna
Por Vanessa Fajardo
Do Diário do Grande ABC
16/09/2008 | 08:21
Compartilhar notícia
Fernando Nonato/DGABC


Alunos do Centro Educacional Sesi 376, em Diadema, buscam destaque no Desafio de Redação entre os próprios estudantes da instituição. Na escola, que recebeu o projeto segunda-feira, o concurso criou uma competição interna entre os participantes. E se depender da dedicação dos concorrentes, a briga promete ser acirrada.

"Todo mundo deu o melhor de si nos textos", define Thais Nunes de Oliveira, 15 anos, aluna da 8ª série. A garota escreveu que acessar a internet e fazer amigos por meio dela já virou uma rotina e, por mais que estas amizades não saiam da tela do computador, não devem ser desprezadas.

Leonardo Jordão, 14, acredita que a disputa criada na escola é saudável e pode servir de preparação para o futuro. "Na vida há competição para tudo. Um aluno compete com o outro para entrar numa boa escola, depois para conseguir um bom emprego e assim por diante." Jordão fez a redação intitulada De Amizade.com para Apaixonados.com que conta a história de um casal que iniciou uma amizade pela web, começou a namorar e se casou.

As alunas Joelina Pereira Borges e Débora Diniz, ambas com 14 anos, também estão na disputa pelo Sesi. Débora escreveu sobre sua experiência no site de relacionamentos Orkut. "Por meio dele fiz amigos e amadureci. Era o meu refúgio." Ela conta que costuma escrever músicas e poesias e participou do concurso com intuito de expressar sua opinião.

Em sua redação, Joelina Borges fala da invasão da tecnologia e da exclusão digital. "Gostaria que todo mundo tivesse acesso à internet." Ela lembra que os concorrentes se empenharam para conseguir uma boa classificação, porém outros benefícios também foram levados em conta. "De alguma forma, o concurso também ajudou no estímulo da leitura e escrita."

Participação - Os alunos da EE Oswaldo Lacerda Cardim também fizeram as redações segunda-feira. Alunos da 6ª série, Tayná da Silva Barros, 12, e Caio Vinicius de Souza, 13, contam que participaram de um concurso pela primeira vez. "Serviu para aprender um pouco mais e concorrer ao computador", diz Tayná.

A vice-diretora Patrícia Magalhães lembrou que o concurso permite que os alunos pensem no tema e organizem as idéias. Ela aprovou o tema do Desafio deste ano, que para os estudantes do Ensino Fundamental é Amizade.com. "As crianças sabem dos perigos da web, mas muitas ainda são ludibriadas."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;