Política Titulo Em Diadema
Em Diadema, parlamentar vê aliança saudável com PV
Por Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
29/12/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


Na cidade em que políticos petistas ou oriundos do petismo comandaram por 30 anos ininterruptos, o deputado tucano Orlando Morando vê “aliança saudável” com o prefeito Lauro Michels (PV), um ex-integrante do PSDB de Diadema.

“Em Diadema, o PSDB não tem nome para disputar. E não teria nenhum sentido porque o PSDB é parte integrante do governo lá. Tem secretaria, presidente da Casa. Onde o partido tem aliança saudável, não é necessário ter candidato”, afirmou Morando, se referindo à Pasta de Saúde, comandada pelo ex-prefeito e ex-deputado José Augusto da Silva Ramos (PSDB), e ao chefe do Legislativo eleito, José Dourado (PSDB).

Principal quadro da cidade, Zé Augusto já anunciou que não pretende figurar nas urnas novamente. Em 2012, recuou em sua candidatura a prefeito e aceitou ser postulante à vereança, sob risco de o partido perder representatividade na Câmara, devido à fragilidade dos quadros após saída de Lauro e do vereador Márcio da Farmácia (PV). Ele recebeu 7.254 votos (a maior da história da cidade) e dois vereadores tucanos foram eleitos – com a ida de Zé Augusto à Secretaria de Saúde, o suplente Atevaldo Leitão (PSDB) assumiu a vaga.
“Aliado não tem de ficar condicionando espaço. Tem de ajudar a fazer bom governo, pensar na cidade”, concluiu Morando, ao ser questionado se o PSDB deveria indicar o vice na chapa de Lauro em 2016.

Apesar de despistar sobre possível parceria na dobrada governista, líderes tucanos mantêm conversas com Lauro para efetivar a unidade. Prova disso é a reaproximação do Paço com o PSDB.

O prefeito já sinalizou a aliados próximos que não repetirá a atual chapa, com a vice-prefeita Silvana Guarnieri (PTB). A empreitada sem sucesso da petebista na campanha de deputada federal a contragosto da administração verde teria sido a gota d’água para a separação.

Secretário de Finanças e sogro de Lauro, Francisco José Rocha transferiu, recentemente, título e filiação ao tucanato municipal. Integrantes do Paço indicam que o PSDB é um dos partidos que têm demonstrado maior fidelidade ao governo, diferentemente do PSB, embora os socialistas também estejam na base de sustentação.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;