Memória Titulo Memória
O Natal que a Pina imaginou

A Pina falou “Ci vediamo lì” e a Ana reafirmou “Nos veremos lá”...

Por Ademir Medici
06/12/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


“Das lembranças que eu trago na vida, você é a saudade que eu gosto de ter. Só assim sinto você bem perto de mim outra vez.”

Roberto e Erasmo Carlos, citados pelos alunos da Emeb Belmiro Soares da Cunha, do Jardim Jerusalém, São Bernardo, num encontro que tivemos com eles no dia 27 de novembro, na biblioteca da escola.

A Pina falou “Ci vediamo lì” e a Ana reafirmou “Nos veremos lá”. E o Natal acontece mais cedo em São Bernardo, com a peça É Natale. Não percam. Será amanhã, no Teatro Lauro Gomes.

São duas idosas no palco, descendentes de italianos. Elas relembram épocas passadas e resolvem comemorar o Natal encenando um presépio com os seus próprios familiares. Intercalando a conversa das duas, um coral interpreta, em italiano, canções tradicionais. Uma hora e 15 minutos de espetáculo. Para rir, chorar, sentir saudades, fazer memória.

No papel de Nina, Ana Maria Medici; atração extra: um filme sobre As Vilas dos Medici. A Ana comenta: “Chique, não?”

É NATALE

Promoção: Círculo Italiano de Toscana de Riacho Grande

Parceria: Coral Bicchieri D’Oro, sob a regência de Simone Strublic, e Grupo Cênico Regina Pacis, com a participação de 18 atores, sob a direção cênica e texto de Hilda Breda.

Quando: amanhã, domingo, às 17h.

Local: Teatro Lauro Gomes.

Endereço: Rua Helena Jacquey, 171 – Rudge Ramos.

Recomendação etária: livre. Grátis.

Para lembrar Silvio Mazzuca

Texto: Milton Parron

Por toda a década de 1950 a Rádio Bandeirantes manteve no ar vários programas de auditório, todos ao vivo, com participação de artistas do próprio elenco e outros convidados. Além desses programas artísticos e de variedades, assim como humorísticos, havia outros produzidos pela área de dramaturgia. Todos eles tinham em comum a participação da grande Orquestra Bandeirantes, sob a regência do maestro Silvio Mazzuca.

Além da Bandeirantes, ele também mantinha sua própria orquestra, que foi a mais requisitada naqueles tempos para animar festas e bailes de formatura na Capital e interior do Estado.

Nascido em maio de 1919, Mazzuca era um músico completo, fazendo arranjos, regendo, compondo e executando piano, órgão e teclados. Ganhou todos os prêmios, Roquette Pinto, Governador do Estado, Tupiniquim, Chico Viola e muitos mais, incluindo os cobiçados discos de ouro.

Na década de 1960, já contratado pela TV Excelsior, foi o diretor artístico dos primeiros festivais de música popular realizados por aquela emissora.

Em meados da década de 1960, aos 75 anos, em um ônibus adaptado, ele continuava viajando pelo Brasil fazendo shows em diversas cidades.

O maestro Sílvio Mazzuca morreu em São Paulo em janeiro de 2003. Uma longa entrevista, além de trechos de programas antigos da Bandeirantes com a participação de sua orquestra e mais algumas músicas antológicas que ele gravou, é o tema do programa Memória deste fim de semana.

Nas Ondas do Rádio

Viagem no tempo, com Marcelo Lopes Duarte. Vinte e quatro horas por dia na internet: www.viagemnotempo.net . Aos sábados e domingos, o melhor do flashback, com canções populares brasileiras e internacionais; de segunda-feira a sexta-feira, o melhor da música instrumental. E mais: fotografias e notícias no tempo.

ESTADÃO AM (700) e FM (92,9). ESTADÃO ACERVO. Os Novos Baianos, grupo que inovou tanto na música como na maneira de viver; faziam música e jogavam bola num sítio; cinco anos sem Plínio Marcos, o polêmico escritor e dramaturgo; por que Papai-Noel usa a roupa vermelha? Quando começou a mania da troca de presentes? Quais as músicas mais curiosas que embalam o Natal? Apresentação: Geraldo Nunes. Hoje, às 6h e 14h; amanhã, às 7h.

RÁDIO ABC (1570) – Causas Nobres. Ao vivo, no estúdio, pastor José Camilo, do Centro de Auxílio à Vida, de Santo André. Produção e apresentação: Antonio Dalto. Hoje, ao meio-dia.

BANDEIRANTES AM (840) e FM (90,9). Memória. Ver texto sobre Silvio Mazzuca. Produção e apresentação: Milton Parron. Hoje, às 23h, com reprise amanhã às 5h.

News Seller há 50 anos

Domingo, 6 de dezembro de 1964 – ano 7, nº 344

Santo André – Lions concreta a laje do CAI (Centro de Assistência à Infância), na Praça Juta Quito.

Adeus – Morre o empresário andreense Ramiro Colleoni.

Imprensa – Jornal Última Hora reestrutura a sua sucursal em Santo André, com os jornalistas José Maria Cabral, Walmir Maranhão, Carlos Pizarro, Rolando Guerra e João Roberto Colovatti, que depois faria carreira no Diário.

Diário há 30 anos

Quinta-feira, 6 de dezembro de 1984 – ano 27, nº 5691

Manchete – Figueiredo (presidente da República) adverte o sucessor para responsabilidades.

Ribeirão Pires – Aprovada a criação de três secretarias municipais: Saúde e Promoção Social, Educação e Cultura, Esportes e Turismo.

Artes plásticas – Andreense Paulo Chaves expõe na Galeria Paulo Prado, na Capital.

Adeus – Luiz Guereschi, presidente da SAB de Vila Marchi, morre em São Bernardo.

Em 6 de dezembro de...

1569 – O governador Mem de Sá promulga lei sobre o serviço militar obrigatório. Deveriam servir os colonos que tivessem 400 mil réis ou mais. Convocados deveriam se apresentar à autoridade portando um arcabuz, um pique ou uma lança, uma adaga e um capacete.

1914 – Realizada solenidade religiosa no velho templo da Estação de São Caetano, comemorativa à sua restauração. Padre Luiz Capra benze duas imagens, uma do Coração de Jesus e outra do santo Caetano, que parte da população mandou trazer da Europa.

- A guerra. Manchete do Estadão: os alemães continuam a bombardear Reims.

1924 – Vereador Luciano Gualberto, de São Paulo, apresenta requerimento com profundo pesar pela morte, em São Bernardo, do senador José Luiz Flaquer, ocorrida na véspera.

1959 – News Seller anuncia a venda de lotes num novo bairro de Santo André, o Parque Erasmo Assunção.

Santos do dia

- São Nicolau (de Mira e de Bari). Viveu entre os anos 250 e 326. Bispo. No inverno, saia pelas ruas com um saco às costas para distribuir provisões, roupas e brinquedos aos pobres. Logo foi identificado como o Papai-Noel. É também cultuado como o Padroeiro dos Estudantes e dos Navegantes.

- Leôncia

- Pedro Pascásio (ou Pascoal)

Hoje

- Dia da Extensão Rural no Brasil 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;