Setecidades Titulo
‘Parada Gay vai à avenida até debaixo de chuva’
Por Danilo Angrimani
Do Diário do Grande ABC
18/09/2005 | 08:29
Compartilhar notícia


A 1ª Parada do Orgulho GLBT (Gays, Lésbicas, Bissexuais e Transgêneros) do Grande ABC acontece hoje, às 13h, na avenida Firestone, em Santo André. Os organizadores garantem que, independente de fatores meteorológicos, a manifestação vai se realizar.

“Até debaixo d’água, a Parada vai para a avenida”, assegura Marcelo Gouveia Gil, presidente da ONG (Organização Não-Governamental) ABCDS (Ação Brotar pela Cidadania e Diversidade Sexual), responsável pela organização do evento.

Os organizadores esperam a presença de 5 mil pessoas na manifestação, animado por dois trios elétricos, um deles ocupado pelas modelos Aline Angel e Andressa Sanchez, go-go-boys, transgêneros e figuras carimbadas da comunidade GLS, como a drag Kaká di Poly e a animadora de clubes noturnos Sylvette Montilla.

A avenida Firestone fica no bairro Casa Branca, entre as avenidas dos Estados e a Santos Dumont. Quem vier para a Parada de trem ou trólebus pode descer no terminal rodo-ferroviário do Centro de Santo André. O bairro Casa Branca é vizinho à região central da cidade.

Marco histórico – Gouveia Gil diz que a primeira Parada Gay do Grande ABC representa um “marco histórico”, porque será realizada na mesma região, onde, no passado, foi formado o movimento de extrema-direita Carecas do ABC.

Integrantes dos Carecas ganharam fama nacional por envolvimento na morte do adestrador de cães Edson Néris da Silva, assassinado a pontapés, em 2000, por ser homossexual. Ele foi atacado pelos Carecas, quando andava de mãos dadas com o namorado na praça da República, região central de São Paulo.

Para garantir a segurança dos participantes, os organizadores vão contar com o Pelotão de Choque da Polícia Militar e agentes da Guarda Municipal. “O policiamento vai estar espalhado desde a estação de trem até a avenida Firestone”, avisa o presidente da ABCDS.

O tema da 1ª Parada é o mesmo da manifestação realizada em 29 de maio, na capital: Parceria Já: Direitos Iguais, nem mais, nem menos. Pulseiras cor laranja, que significam apoio ao movimento GLS, serão vendidas por R$ 2. “Esse preço é especial para quem comparecer na Parada”, assinala Gouveia Gil.

Na sexta-feira, os organizadores saldaram as últimas dívidas e comemoraram: “Não utilizamos nem um centavo de verba oficial para organizar o evento”, disse o presidente da ABCDS.

Entre os que auxiliaram a concretização da 1ª Parada GLBT do Grande ABC, estão o ex-vereador de São Caetano Hamilton Lacerda (PT), que cedeu um trio elétrico; a Casa de Bruxa permitiu a utilização de seu espaço para a organização; a sex shop Via Sexy fez publicidade; os sites de encontro Disponível e Sexyday contribuíram com dinheiro; e a Casa de Artigos Religiosos São Jorge cedeu linhas telefônicas, transporte e colocou faixas na fachada da loja, em apoio ao evento.

“Pedimos que o público leve 1 kg de alimento não-perecível para doarmos ao Banco de Alimentos de Santo André”, solicita Gouveia Gil.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;