Política Titulo
Lula participa de reunião na Guatemala
Do Diário OnLine
Com Agência Brasil
13/09/2005 | 09:05
Compartilhar notícia


 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa da abertura da reunião dos chefes de Estado e de Governo dos países do Sica (Sistema de Integração Centro-americana), às 10h, no Hotel Camino Real, na Cidade da Guatemala (Guatemala). Antes, encontra-se reservadamente com os sete representantes do bloco, acompanhados dos respectivos ministros das Relações Exteriores.

Um dos temas que deverá ser discutido é a situação política e econômica do Haiti, país no qual o Brasil mantém cerca 1,2 mil soldados em uma missão de paz da ONU (Organização das Nações Unidas) desde junho de 2004. O encerramento da reunião está previsto para as 12h30, com pronunciamentos do presidente da Guatemala, Oscar Berger, e de representantes da Nicarágua, seguido de foto oficial e de declaração à imprensa.

Paralelamente ao encontro, cerca de 150 empresários do Brasil e das nações que compõem o Sica vão se reunir em um seminário de negócios. O Sica é formado pela República Dominicana, Honduras, Panamá, Guatemala, El Salvador, Belize e Costa Rica.

Às 13h45, o presidente brasileiro comparece a almoço oferecido pelo seu colega Oscar Berger em homenagem aos chefes de Estado e de Governo presentes à reunião do Sica e aos participantes do encontro empresarial. Logo depois (16h), deixa a capital guatemalteca com destino a Nova Iorque (EUA). A partir de amanhã (14), na cidade norte-americana, vai participar da Cúpula Mundial de 2005 e da abertura do debate geral da 60ª Assembléia Geral das Nações Unidas.

Lula chegou segunda-feira à Cidade da Guatemala acompanhado dos ministros da Secretaria-geral da Presidência, Luiz Dulci; das Relações Exteriores, Celso Amorim; e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, e do assessor especial para Assuntos Internacionais da Presidência, Marco Aurélio Garcia. Ainda na segunda-feira participou da cerimônia de encerramento da Conferência Latino-americana contra a Fome Crônica no Marco das Metas do Milênio.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;