Internacional Titulo
ETA detona bomba na Espanha para intimidar empresários
Por Do Diário do Grande ABC
26/06/2000 | 11:09
Compartilhar notícia


Uma bomba explodiu, na madrugada deste domingo, dentro de um automóvel, no povoado basco de Getxco, nas redondezas de Bilbao, ferindo cinco pessoas. Esse atentado foi atribuído ao grupo terrorista ETA que tinha como objetivo intimidar a família Delcraux, que em 1997 nao pagou totalmente o resgate pelo seqüestro de um dos seus membros.

Segundo o jornal La Vanguardia, a família havia pago 2/3 e combinado dar o restante, em cotas, após a libertaçao, o que nao cumpriu. O resgate pedido foi de U$ 9 milhoes e o seqüestro aconteceu em novembro de 1996, ficando o seqüestrado em cativeiro por 232 dias.

O explosivo foi colocado em um automóvel Mercedes Benz perto da casa de uma tia do seqüestrado Cosme Delcraux. As autoridades policiais foram avisadas, por um telefonema anônimo, que esse atentado era em nome do grupo terrorista basco ETA.

Só este ano, o ETA já matou cinco pessoas depois de uma trégua de 14 meses. As autoridades bascas negaram essa versao alegando que o ETA nao quer intimidar somente esta família, mas a todos os empresários em geral. O ETA já matou cerca de 800 pessoas nas últimas três décadas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;