Internacional Titulo
Embalsamador questiona a clonagem de Lênin
Das Agências
29/12/2000 | 13:41
Compartilhar notícia


``Lênin poderia ser clonado através das células de DNA retiradas de seu corpo preservado no mausoléu da Praça Vermelha, mas quem iria querer reproduzir um homem tao cruel e destrutivo?', questionou nesta sexta-feira um de seus embalsamadores em entrevista a um jornal local.

O professor Ilya Zbarsky, que trabalha no Mausoléu Lênin há 18 anos e é especialista na conservaçao do corpos embalsamado de Lênin, também declarou ao jornal Segodnya que o corpo do líder revolucionário bolchevique deveria ser retirado da Praça Vermelha para receber um enterro merecido.

``Chegou a hora de fazer isso. O corpo de Lênin, um dos símbolos da época soviética, deve ter seu repouso eterno', declarou recentemente Zbarski, citado pela agência Interfax.

O debate sobre o enterro dos corpo embalsamado de Lênin, visitado em seu mausoléu, em Moscou, por centenas de milhares de russos, foi reaberto nos últimos dias pelos liberais.

O partido de direita SPS tem a intençao de apresentar à Duma um projeto de lei que prevê o enterro do corpo de Lênin e a construçao, no lugar do mausoléu, ``de um monumento em memória das vítimas dos choques políticos do século XX', segundo o jornal Vremia Novostei.

Por outro lado, Vladimir Ilich Lênin, o pai da Revoluçao Soviética, é considerado pelos russos a personalidade mais importante do século XX, segundo uma pesquisa da Fundaçao de Opiniao Pública difundida esta semana.

Do total, 14% dos russos consultados citaram Lênin em primeiro lugar, 9% votaram em Stalin, responsável pela morte de dois milhoes de soviéticos, 8% citaram o prêmio Nobel da Paz Andrei Sakharov.

O cosmonauta Yuri Gagarin, os dirigentes soviéticos Mikhail Gorbachov e Leonid Brejnev, e o escritor Alexander Soljenitsyn também foram citados com porcentagens mínimas.

Apenas 1% dos entrevistados mencionaram o atual presidente russo, Vladimir Putin, e seu antecessor antecessor Boris Yeltsin, respectivamente. Outro 1% designou Winston Churchill, Albert Einstein e Adolf Hitler como as personalidades estrangeiras mais importantes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;