Cultura & Lazer Titulo
Sonia Belloto estréia na ficção sem impor regras
Por Natane Tamasauskas
Do Diário do Grande ABC
04/11/2008 | 07:01
Compartilhar notícia


Proprietária de uma escola de produção literária em São Caetano e acostumada a ensinar o passo-a-passo para criar um bom romance, a empresária e escritora Sonia Belloto aceitou o desafio de seus próprios alunos. "Eu escrevo sobre como escrever livros. As pessoas têm me cobrado um romance. Elas querem ver como eu sou na prática", conta Sonia, que lança nesta terça-feira, às 19h, na Saraiva Megastore do Shopping Paulista, em São Paulo, Ser Feliz É uma Escolha (Ediouro, 128 páginas, R$ 19,90), seu primeiro livro de ficção.

A princípio a idéia era apenas reeditar sua primeira obra, Facilitando a Felicidade, lançada em 2001. "Era um livro de auto-ajuda somente, não tinha história. Depois que reli o que tinha escrito, achei tudo muito autoritário", revela a autora. "Quando eu comecei a escrever para transformá-lo em um romance, muita coisa mudou. Acabou nascendo novo livro."

Não só os personagens e ambientes foram inclusos, mas a idéia central da obra - entender o que é a felicidade - também se transformou. "Há oito anos, eu achava que minha felicidade dependia de outras pessoas. Depois de muita vivência, isso mudou", explica. 

Rompimento - Após viver uma difícil separação, Ane, protagonista de Ser Feliz É uma Escolha, precisa reagir. Sem o companheiro de onze anos de vida conjugal, sem a empresa que os dois construíram juntos e sem o apartamento que ele também resolvera vender, a jovem mulher entrega-se ao desespero. A partir daí, desenrola-se o tema de Ser Feliz É uma Escolha, primeiro romance da empresária e escritora Sonia Belloto.

Com o tema com o qual gostaria de trabalhar - a separação - em mãos, Sonia estruturou e escreveu o livro em apenas duas semanas. "As pessoas perguntam se sou eu no livro. Não, não sou, mas um dia fui parecida com aquela personagem", conta Sonia, que se inspirou em uma história vivida pela irmã e utilizou como espaço uma das cidade que mais gosta de visitar: Paraty, no Rio. Para tentar recomeçar a vida, mesmo que contrariada, a protagonista do romance acaba na pousada da irmã, que não via há mais de dez anos.

Feminino - "No começo eu só sabia que queria falar sobre mulheres. Sobre essa força que as mulheres têm", explica a autora. "Nada mais comum e que mexe mais com as mulheres de hoje em dia que a separação (conjugal)".

Psicóloga por dezoito anos, Sonia retirou crises, pensamentos e desejos de experiência vividas por suas pacientes e por ela mesma. "Durante minha época de terapeuta, vi muitos casos assim: de mulheres que se entregavam para as relações, que deixavam de ser elas mesmas, mulheres que amavam demais", relembra.

O próximo romance de Sonia já está quase pronto. Hotel Nuevo Madri também tratará de relacionamentos. "Ele também fala de sentimentos. Sempre foi com isso que trabalhei e é disso que acho que devo falar", completa a autora.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;