Economia Titulo
Banco regional pode restaurar crédito no Reino Unido
Por
14/03/2013 | 03:08
Compartilhar notícia


O Partido Trabalhista, principal sigla de oposição no Reino Unido, vai anunciar hoje a sua solução para a falta de crédito disponível para as pequenas empresas britânicas: um sistema bancário regional que irá reanimar os empréstimos e relançar o crescimento econômico.

Em discurso na conferência anual da Câmara Britânica de Comércio, em Londres, o líder do Partido Trabalhista, Ed Miliband, prometeu ontem que sua legenda irá apresentar um novo sistema de bancos regionais, caso a sigla ganhe a próxima eleição geral, prevista para 2015.

"Os bancos regionais terão a missão de servir aquela região e somente aquela região", disse Miliband. "Não bancos que gostem de dizer 'não', mas bancos que conheçam a sua região e a sua empresa; não bancos que você desconfie, mas bancos nos quais você possa confiar."

Os trabalhistas ainda têm de projetar exatamente como um sistema bancário regional iria operar e pretende realizar uma consulta sobre o melhor modelo. Uma força-tarefa que o Partido Trabalhista criou para aconselhar sobre a questão recomendou aproveitar as experiências do alemão Sparkassen, que é uma rede de bancos locais que só pode fazer empréstimos dentro de uma determinada região e tem o dever cívico de promover o crescimento local.

O anúncio dos trabalhistas ocorre em um momento em que o governo conservador do primeiro-ministro David Cameron e os formuladores da política monetária do Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês) continuam a discutir sobre a melhor maneira de aumentar a concessão de empréstimos a pequenas empresas. As informações são da Dow Jones.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;