Setecidades Titulo Abandono
Bicicletário registra furtos em Santo André

Usuários têm veículos levados de espaço municipal mesmo com guarita de segurança no local

Por Vanessa de Oliveira
Do Diário do Grande ABC
19/06/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


Usuários de bicicletário municipal instalado entre as ruas Presidente Carlos de Campos e Delfim Moreira, no Centro de Santo André, sofrem com a insegurança no local. Inaugurado pela Prefeitura em 2008 e com capacidade para abrigar, gratuitamente, 152 bicicletas, casos de furtos e roubos não são raros, mesmo com guarita de segurança no local. Com entrada por ambas as vias, o bicicletário é passagem utilizada por pedestres durante o período em que fica aberto – das 5h às 23h.

O analista contábil Denis Baptista Nunes, 30 anos, deixou a bike no estacionamento no sábado para pegar o trem rumo à Capital. Quando regressou, a surpresa. “Fui buscar a bicicleta e ela não estava na vaga que havia deixado. Perguntei a um guarda municipal e ele disse que roubos eram comuns ali e que ele nada poderia fazer, já que, como não há controle de quem utiliza o espaço, se chegar alguém dizendo que perdeu a chave do cadeado (que protege a bicicleta) e arrebentar a proteção, não tem como impedir”, reclama.

O promotor de vendas Renato Alberto Moretti, 31, utiliza o bicicletário com frequência e, embora não tenha sido vítima de furto, diz que já ouviu muitos relatos de pessoas que passaram pelo transtorno. “Pelo que o pessoal comenta, muitas bicicletas já foram levadas daqui. Não há nenhum cadastro, é só chegar e estacionar. Até fica guarda, mas em alguns horários, como aos domingos de manhã, a guarita fica vazia”, fala.

Correntes e travas de segurança não são impedimentos para a concretização dos furtos. “Por mais fortes que sejam, tem alicate que corta qualquer coisa. Outro dia, um rapaz estava levando uma bicicleta, mas, por sorte, o dono chegou a tempo e conseguiu deter o ladrão”, comenta o estudante Lenaldo de Paula Bragas, 31.

O problema é antigo. Em um site na internet especializado em registro de reclamações, internauta relatou, em 2012, que teve duas bicicletas roubadas no período de um ano e dois meses.

“Fiquei revoltado com o ocorrido. Nem foi pelo valor da bicicleta, mas não adianta um bicicletário sem segurança. É preciso fazer alguma coisa”, exclama Nunes.

Procurada para comentar o assunto, a Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Segurança Urbana e Comunitária, informou, em nota, que o local não tem controle de acesso nem garantia de estadia das bicicletas e que um guarda patrimonial mantém ronda e vigília na região, para coibir possíveis delitos. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;