Suplementos Titulo Exposição
Olhar sobre fatos
do passado

Greves dos metalúrgicos da década de 1980 estão
nas lentes de Juca Martins, na Casa da Imagem

Por Luís Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC
22/06/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Acervo


Em tempo no qual as manifestações populares pelas ruas de todo o Brasil retomam a força, antigos movimentos começam a deixar os livros de história para serem discutidos outra vez. A Casa da Imagem, em São Paulo, abre espaço a partir de hoje para receber a exposição Testemunha Ocular, Fotografias de Juca Martins. A atração fica em cartaz até 15 de setembro com entrada franca.

O acervo reúne um total de 78 imagens registradas por Juca Martins, natural de Portugal mas radicado no Brasil. Na medida em que começou a se destacar nas décadas de 1970 e 1980, suas lentes estiveram em torno de alguns dos principais fatos da história do País, casos de brigas contra o regime militar e a corrida pelo ouro na Serra Pelada, no Pará.

O Grande ABC entra na sua obra com fotos que retratam as importantes greves dos metalúrgicos que marcaram época nos anos 1980. As imagens em preto e branco parecem trazer um certo tom poético em torno da tensão do conflito entre trabalhadores e a polícia.

Segundo o curador geral da Casa da Imagem, Henrique Siqueira, a visão de Martins serve como panorama da São Paulo dos tempos de chumbo. “Ao nos aproximarmos dos 50 anos do golpe militar, complementamos a multiplicidade de expressões com a mostra dedicada a Juca Martins e seus registros que desenham o cenário no qual viveram os paulistanos na obscuridade daqueles anos”, analisa Siqueira.

A mostra faz parte de projeto do espaço cultural que ainda conta com as exposições fotográficas Potências de 10, de Marcelo Moscheta, e Repaisagem, assinada por Marcelo Zocchio. O artista plástico João Loureiro completa o time com a instalação Pedra Que Repete, montada no Beco do Pinto, anexo da Casa da Imagem.

Testemunha Ocular, Fotografias de Juca Martins – Exposição. A partir de hoje, às 11h. Na Casa da Imagem – Rua Roberto Simonsen, 136-B, São Paulo. Tel.: 3106-5122. Ter. a dom., das 9h às 17h. Grátis. Até 15/9.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;