Internacional Titulo
Otan aceita chegada das tropas russas a Kosovo
Do Diário do Grande ABC
12/06/1999 | 14:06
Compartilhar notícia


A Otan ``nao vê problemas' com a chegada das tropas russas a Kosovo, antes dos primeiros contingentes da Aliança, e deseja a participaçao da Rússia na Força internacional, afirmou este sábado seu porta-voz, Jamie Shea.

``Nao criamos um drama por isso', disse durante uma coletiva Jamie Shea, sobre a decisao de Moscou de se adiantar a todo o mundo e se instalar em Pristina, sem que houvesse um acordo prévio sobre sua participaçao na força de paz. ``Os contatos com a Rússia estao sendo mantidos', disse ele.

O comandante supremo das forças aliadas na Europa e chefe da KFOR, general norte-americano Wesley Clark, deve falou à imprensa às 15h00 locais (10h00 de Brasília), na sede da Aliança, sobre o envio da Força à regiao e também sobre a situaçao criada pelos russos, segundo Jamie Shea. ``O envio da KFOR começou este sábado de manha, apelidado de 'K-Day', numa operaçao coordenada e 'simultânea', com a entrada de unidades britânicas em direçao a Pristina, capital da província, e de unidades francesas pelo Sudeste'. ``Todo este movimento de tropas acontece sob a proteçao de helicópteros de combate Apache, dos EUA' que se encontravam na Albânia, disse ele.

O comandante da KFOR, general britânico Michael Jackson, prevê instalar durante este sábado um quartel-general avançado em Pristina.

A atitude russa, de procurar ocupar espaços antes de qualquer acordo com a Otan sobre a regiao do conflito, é vista pela Otan como conseqüência da vontade de Moscou - principalmente dos militares russos - de negociar a participaçao na força internacional a partir de uma posiçao vantajosa.

A Força internacional pode chegar a mais de 50 mil homens, sem contar os russos, que podem participar com até 10 mil militares.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;