Nacional Titulo
Marinha reconhece pescadores mortos em 43 como heróis de guerra
Do Diário OnLine
Com Agências
06/06/2004 | 17:48
Compartilhar notícia


A Marinha reconheceu como heróis de guerra, durante uma cerimônia realizada neste domingo, no Monumento ao Mortos da Segunda Guerra, os dez pescadores do barco Changri-lá, que foi afundado pelo submarino alemão U-199 em julho de 1943.

O pesqueiro foi bombardeado com dois tiros de canhão no litoral de Cabo Frio (Rio de Janeiro), em julho de 1943. Os tripulantes nunca foram encontrados.

Após os aviões da Força Aérea Brasileira bombardearem o U-199, em 31 de julho de 1943, os 12 tripulantes sobreviventes confirmaram à Marinha que afundaram um barco pesqueiro entre Rio de Janeiro e Cabo Frio.

O diretor do Museu Marítimo de Cabo Frio, pesquisador Elisio Gomes, descobriu o afundamento do Changri-lá e desarquivou o inquérito sobre o naufrágio do pesqueiro com os documentos que conseguiu nos arquivos militares americanos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;