Economia Titulo
Categoria conquista acordo sobre PJ
Luciele Velluto
Do Diário do Grande ABC
05/12/2007 | 07:03
Compartilhar notícia


A comissão de fábrica e o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC conseguiram um acordo com a Mercedes-Benz, de São Bernardo, para diminuir a contratação de terceirizados com contrato de pessoa jurídica, conhecido como PJ.

A partir de agora, todos os novos contratados para prestarem serviço para a montadora terão seus contratos negociados entre a empresa e a comissão para avaliar como será feito o contrato, incluindo as renovações.

Segundo o coordenador da comissão, Walter de Souza Filho, o objetivo é que esses trabalhadores passem a ter carteira de trabalho assinada e que o número de PJs caiam mais que a metade em setores como o de desenvolvimento. “De 100 trabalhadores nesse área, acreditamos que o contrato de prestador de serviço como pessoa jurídica caia para uns 30”, afirma o dirigente.

Para Souza, o acordo foi necessário para evitar que a contratação de terceirizados seja limitada e que não avance em setores técnicos, como a linha de montagem. Hoje, elas se restringem ao administrativo e desenvolvimento de produtos.

“Já temos na convenção coletiva com a Mercedes-Benz que o sindicato pode fiscalizar as relações de trabalho nas empresas terceirizadas há 10 anos”, comenta o sindicalista.

O coordenador da comissão de fábrica também garante que os trabalhadores PJ não serão prejudicados na renovação de seus contratos. “Sabemos que alguns profissionais preferem o contrato de pessoa jurídica. Conversamos com esses trabalhadores antes de buscar esse acordo. Só não queremos que o PJ avance dentro da fábrica”, comenta Souza.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;