Internacional Titulo
EUA discutem envio de tropas turcas para Iraque, diz jornal
Por Da AFP
07/02/2003 | 10:27
Compartilhar notícia


Os Estados Unidos e a Turquia negociam a portas fechadas o eventual envio de dezenas de milhares de militares turcos para a região curda do Norte do Iraque, segundo a edição desta sexta-feira do jornal The New York Times.

"Será numa área limitada, perto da fronteira", disse um oficial americano, que confirmou os encontros realizados em Ancara, mas considerou exagerada o número de efetivos turcos, apresentada por altos funcionários turcos e curdos.

Alguns grupos curdos resistem ao acordo, temendo que Turquia tente dominar a região em um Iraque pós-guerra, enquanto Ankara busca com sua presença militar evitar a repetição do êxodo produzido pela guerra do Golfo em 1991, quando meio milhão de refugiados curdos, inclusive guerrilheiros, cruzaram a fronteira turca.

As negociações em Ancara, segundo o diário, parecem estar centradas na organização da entrada simultânea de tropas americanas e turcas no Norte do Iraque.

Um oficial curdo disse que o plano visa garantir que os centros de produção de petróleo em torno das cidades iraquianas Mosul e Kirkuk fiquem exclusivamente sob o controle das forças americanas.

Um alto oficial da União Patriótica do Curdistão disse que os curdos estão ansiosos pela chegada dos soldados americanos, e não dos turcos.

"Nós vemos os americanos como liberadores e nossos vizinhos (turcos) como saqueadores", afirmou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;