Nacional Titulo
Mulheres morrem mais por violência no Norte e Nordeste
Do Diário OnLine
16/12/2002 | 11:06
Compartilhar notícia


A pesquisa Estatísticas do Registro Civil, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e divulgada nesta segunda-feira, aponta que, no período de 1990 a 2000, a proporção de mortes de homens relacionadas com causas violentas aumentou de 16,5% para 18,8% do total de óbitos, enquanto entre as mulheres essas proporções se mantiveram praticamente inalteradas, em torno de 4%. Entende-se como morte violenta aquela relacionada a homicídios, suicídios, acidentes de trânsito, quedas, etc.

Nas regiões Norte e Nordeste, porém, houve aumento significativo da proporção de mulheres que morreram por causas violentas, com incrementos relativos em torno de 17% e 8%, respectivamente, de 1990 a 2001. A mais elevada incidência de óbitos do sexo feminino por causas violentas se encontra na região Centro-Oeste, com valores médios em torno de 7%.

Em 1990, a maior incidência de óbitos por causas violentas entre a população do sexo masculino foi observada nas regiões Centro-Oeste (20,5%) e Norte (15,1%). Em 2001, a proporção de óbitos violentos masculinos na região Norte aumentou para 17,4% (um incremento relativo de 15%). Na região Centro-Oeste, onde as proporções já se encontravam em patamares elevados, os valores se mantêm próximos àqueles determinados no início da década. Nesse período, a região Sudeste encontra-se posicionada em terceiro lugar (15% em 1990 e 17,3% em 2000 e 2001).

O fenômeno da violência entre jovens de 15 a 24 anos do sexo feminino está mais concentrado nas áreas mais desenvolvidas do Centro-Sul do País, onde a proporção de óbitos, nesta faixa etária, relacionados à violência no total de óbitos chega a ser superior a 35%, em 2000, tendo, inclusive, durante alguns anos da década, ultrapassado 40%, nas regiões Sul e Centro-Oeste.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;