Cultura & Lazer Titulo
Relançado, com extras, 1º livro de Drummond
Por
07/06/2010 | 07:04
Compartilhar notícia


O ano de 1930 entrou para a história da poesia brasileira - a afirmação, do poeta Eucanaã Ferraz é totalmente pertinente. Afinal, foi naquela data que Carlos Drummond de Andrade (1902-1987) estreou na literatura com Alguma Poesia. E, oito décadas depois, seus poemas ainda conservam o frescor exclusivo dos clássicos.

Ferraz é o organizador de Alguma Poesia - O Livro em Seu Tempo (Instituto Moreira Salles, 392 págs., R$ 50), edição fac-similar da primeira edição da obra de Drummond. Traz ainda reproduções de originais do poeta e, mais importante, da correspondência que ele trocou com Mario de Andrade, cujas observações foram decisivas para a publicação.

"Em suas cartas, Mario definiu extraordinariamente a marcha da formação de Drummond como poeta e personalidade", escreve ele, na introdução, acrescentando que o jovem poeta mineiro - "tímido e inexperiente", como se definia - já compunha, naqueles anos de formação, "versos incomuns, de construção habilidosa, imantados pela inquietude estética e, a um só tempo, existencial que definiria sua poética mais madura"




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;