Cíntia Bortotto Titulo Fim de ano
Use a festa a seu favor
Por Cíntia Bortotto
08/12/2014 | 07:20
Compartilhar notícia


Com o fim do ano, você passa a ser convidado para série de eventos e confraternizações da empresa. Estas ocasiões podem ser ótimas oportunidades de melhorar seu relacionamento com colegas de trabalho, chefes e subordinados, mas também pode ser a sua chance de deixar toda a imagem que você construiu ao longo de anos ir por água abaixo, com apenas uns golinhos a mais. 

Sua postura mais adequada é a discreta. Seja simpático e não beba demais. Não seja o primeiro a chegar, nem o último a sair. Aproveite a ocasião para conversar com pessoas que você não conversa normalmente em seu dia a dia e divirta-se, sem esquecer que é um ambiente corporativo.

Quantas gafes tenho presenciado ao longo de minha jornada corporativa! Todas elas são geralmente ocasiões que poderiam ser facilmente evitadas. Enumerei a seguir as ‘top 7’, que são bastante comuns e provavelmente você também já presenciou:

1 – Beber demais;

2 – Usar roupa inadequada, ou sofisticada demais ou casual demais. Roupas curtas, decotadas e rasgadas também são dignas de gafes;

3 – Falar alto demais chamando atenção de todos;

4 – Procurar o chefe ou a mulher do chefe para aproximação ‘forçada’;

5 – Falar com o chefe sobre trabalho no meio da festa ou confraternização;

6 – Não usar os bons modos à mesa, em caso de jantares ou almoços;

7 – Ficar isolado, achando que todos irão lhe procurar.

Faltar ao evento de confraternização da empresa não é adequado, a não ser, é claro, que se tenha motivo justo que todos entendam, por exemplo, confraternização em família já agendada ou algo que envolva saúde.

Preste atenção em seu traje. Se for um evento diurno, por exemplo, em um sítio, clube ou ambiente aberto, sugiro que você use calça jeans ou bermuda discreta. Não utilize regatas ou blusas decotadas. Aos homens aconselho evitarem os chinelos, é casual demais. Mulheres, cuidem dos vestidos. Se optar por ele mesmo assim, certifique-se de que estará sempre em local apropriado, como mesa por exemplo, não participando de jogo coletivo.

Se o evento for em restaurante, cabe calça jeans ou de sarja para os homens acompanhadas de camisa pólo e, para as mulheres, vestidos ou calças e blusas. 

As pessoas me perguntam se podem levar familiares ou amigos e é óbvio que só fica bem se o convite extensivo a eles for claro.

Este é momento que cabe um pouco de descontração, mas não confunda descontração com inadequação. Piadinhas não devem fazer menção às características físicas do outro e devem ser sutis e dirigidas a quem se tem alguma liberdade. Não deixe um momento de alegria e confraternização fazer com que você ganhe um ou mais ‘inimigos’, não vale a pena.

Seja discreto e siga confiante!  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;