Diarinho Titulo
Por que a gente faz mais xixi no frio?
Por Caroline Ropero
Especial para o Diário
31/07/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


No inverno, transpiramos menos, mas o corpo precisa eliminar a mesma quantidade de água, por isso fazemos mais xixi. Mas isso não é ruim. A urina joga fora as substâncias que o corpo não absorve totalmente e fazem mal ao organismo, como cloreto de sódio (sal), ureia (sobra do aproveitamento das proteínas), entre outras. Elas são liberadas pelos rins após filtrar o sangue. Algumas pessoas com problemas nos rins não conseguem eliminar as toxinas naturalmente, e seu sangue precisa ser filtrado por uma máquina.

A quantidade eliminada depende da quantidade de líquido ingerido, independentemente se está frio ou calor. Por isso, a gente não pode esquecer de beber bastante água. Além de ajudar os órgãos a funcionarem bem, ela dilui as substâncias do xixi, deixando-o menos concentrado./CW

É importante ir ao banheiro a cada quatro horas. Segurar a vontade pode aumentar a capacidade de a bexiga reter líquido e perder a sensibilidade. Ao longo do tempo, a pessoa pode deixar de sentir quando precisa urinar. Isso pode causar problemas e infecções, pois o xixi não pode ficar preso na bexiga. Tem de ser como uma cachoeira, não pode ficar parado!

Por que é amarelo?

O xixi é formado por várias substâncias, muitas das quais têm coloração amarela. O tom pode variar, do mais claro ao escuro, conforme a concentração das substâncias na urina. No entanto, a cor também muda de acordo com o tipo de alimentação e ingestão de remédios.

Comer muita cenoura, abóbora e mamão, por exemplo, deixa a urina mais alaranjada. Já beterraba deixa-a rosada ou até avermelhada. Entre os medicamentos, o azul de metileno, que se mistura com o amarelo do xixi, deixa-o esverdeado. Além disso, há doenças que podem alterar a cor. Em quem tem problemas no fígado, por exemplo, fica bem mais escura, acinzentado.

 

Aproveite para fazer na hora do banho

Para evitar desperdício de água, a SOS Mata Atlântica aconselha a fazer xixi durante o banho. Ao fazer isso, cada pessoa reduz uma descarga por dia e economiza 10 litros de água (quantidade utilizada em uma descarga, considerando um banho por dia). No fim do mês, a economia é de 300 litros; no ano, 3.600! Isso não faz mal à saúde, uma vez que 95% do xixi é composto por água; o restante é de substâncias como ureia e sal. Além disso, tem o mesmo destino que teria no vaso sanitário. Outros resíduos, como produtos químicos, podem ser mais prejudiciais quando vão para o esgoto.

 

Saiba mais

O frio traz outras alterações. A gente sente mais fome, pois o organismo tem de trabalhar mais para manter o corpo aquecido e precisa de mais comida para isso.

Frio, poluição, ficar em local fechado e usar roupas que estavam guardadas há muito tempo prejudicam o sistema respiratório.

Sentimos mais sono durante o inverno porque a melatonina (substância que regula o ciclo de sono) é estimulada pela escuridão. Como nesta época do ano escurece mais cedo, o organismo produz mais dessa substância e a sonolência aumenta.

No inverno é mais comum ter dor de cabeça, porque os vasos sanguíneos do couro cabeludo se contraem mais do que os do restante do corpo.

O sangue se concentra na região central do corpo para aquecer os órgãos vitais, como rins e coração, e diminui nas extremidades, deixando pés e mãos frios.

A pele fica mais ressecada no inverno porque as  glândulas sebáceas, responsáveis por produzir a oleosidade que a protege, funcionam com menos intensidade. Além disso, essa gordura (que já é menor no frio) é removida durante o banho quente.

Heloisa Carrinho Martins, 8 anos, de Santo André, sente que faz mais xixi no inverno. "Minha mãe fala para eu tomar bastante água", diz a menina, que prefere o frio ao calor. "No verão, suo muito e tenho de tomar banho a toda hora."

Consultoria de Antônio Macedo Júnior, professor e chefe do Setor de Urologia Pediátrica da Unifesp




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;