Automóveis Titulo Audi
Utilitário glamouroso

Aliando bom nível tecnológico e alto desempenho,
Audi Q5 começa a ser vendido no mercado brasileiro

Por Sueli Osório
Enviada a Campinas
03/06/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Começa a ser vendido no Brasil o utilitário esportivo médio premium Audi Q5. O modelo é oferecido com duas opções de motorização: o 2.0 Turbo FSI quatro cilindros, com preço a partir de R$ 205.840, e o 3.2 FSI V6, que parte de R$ 263.300.

O SUV chega ao País pouco mais de um ano após sua apresentação oficial no Salão de Pequim. Suas dimensões são generosas - 4,63 metros de comprimento, 1,88 m de largura e 2,81 m de distância entre os eixos. O coeficiente aerodinâmico de 0,33 é bem interessante para um utilitário esportivo.

A versão avaliada em estradas na região de Campinas tinha sob o capô o propulsor 2.0 Turbo e proporcionou respostas rápidas quando o pé tocava o acelerador com vontade. A dirigibilidade e estabilidade também agradaram. A transmissão sequencial S tronic, com mudança automática, dupla embreagem e comando eletro-hidráulico, proporciona trocas de marchas muito rápidas, sem perda de torque. Isso ocorre porque o câmbio pode engatar duas marchas ao mesmo tempo. Uma embreagem é responsável pelas marchas ímpares e outra pelas pares.

A tração é integral permanente. Em pista preparada para testar o SUV na condução off-road, o modelo demonstrou que também está preparado para encarar a terra.

Para a segurança, além de freios ABS, controles de estabilidade, tração e assistência à frenagem, o Q5 tem air bags frontais, laterais e de cortina.

De série, o modelo tem faróis de xenon com 12 LEDs integrados e sistema de lavagem, bluetooth, além de um sistema que gerencia funções e informações do veículo (ar-condicionado, áudio, auxílio de estacionamento, relógio e temperatura externa) por meio de um display de 6,5 polegadas localizado no painel.

Região poderá ter revenda

Comemorando o aumento de 24% nas vendas no País de janeiro a maio em relação ao mesmo período do ano passado, o presidente da Audi do Brasil, Paulo Sérgio Kakinoff, espera que o Q5 alcance a liderança do segmento de utilitários esportivos médios premium, atingindo de 30% a 40% das vendas desse mercado. "Queremos que seja o terceiro carro mais vendido da marca, atrás dos modelos A3 e A4", avalia.

Seus concorrentes mais diretos são o BMW X3, com preço a partir de R$ 229 mil, e o Mercedes-Benz GLK 280, que custa R$ 225 mil.

Atualmente a Audi tem 18 pontos de venda no Brasil, mas Kakinoff adianta que a marca analisa mais dez pontos onde poderão ser instaladas novas revendas, e um deles é o Grande ABC.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;