Internacional Titulo
Serviços secretos foram alertados de ataque no metrô de Londres
Da AFP
18/12/2005 | 14:23
Compartilhar notícia


Os serviços de inteligência britânicos foram advertidos, mais de dois anos antes dos atentados de 7 de julho de 2005 em Londres, de que era muito provável que ocorressem ataques terroristas no metrô da capital, informa neste domingo o Sunday Times.

Segundo o jornal, a advertência, contida em documentos procedentes dos serviços de segurança internos e externos do JIC (Joint Intelligence Committee - Comitê de Inteligência Mista), constitui "a primeira prova irrefutável" de que se podia esperar um ataque.

Esta informação explicaria as razões pelas quais o primeiro-ministro Tony Blair descartou, nesta semana, a publicação de uma investigação pública sobre os atentados de 7 de julho, que poderia revelar as falhas dos serviços de inteligência e a inação do governo na questão.

O documento "top secret" procedente do JIC se baseia em parte no interrogatório de um suspeito, Jalid Sheikh Mohammed, detido no Paquistão em 2003, revela o jornal.

Jalid Sheikh Mohammed é suspeito de envolvimento nos ataques de 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos, no assassinato no Paquistão de Daniel Pearl, jornalista do Wall Street Journal, e no ataque contra o navio de guerra americano "Cole", no Iêmen, em 2000 .



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;