Economia Titulo
Argentina nao tem moeda, diz presidente do BC
Do Diário do Grande ABC
26/05/1999 | 10:54
Compartilhar notícia


O presidente do Banco Central argentino, Pedro Pou, afirmou nesta quarta-feira que a ``Argentina nao tem moeda' e relançou a idéia do projeto de dolarizaçao porque, em sua opiniao, os investidores nao confiam na continuaçao da paridade cambiária.

Pou já manifestara essa impressao a respeito do peso argentino há algumas semanas, durante uma reuniao no Congresso, onde explicou aos parlamentares seu projeto de adoçao do dólar norte-americano como moeda no lugar do peso (atualmente em paridade um a um com o dólar desde 1991).

Em uma matéria publicada nesta quarta no jornal Clarín, o funcionário precisou que ``nao se conseguiu gerar uma total credibilidade' junto aos investidores externos de que a ``convertibilidade será mantida com o passar do tempo'. Por isso insistiu na necessidade de promove a dolarizaçao completa da moeda argentina, ``dentro de um acordo bilateral com os Estados Unidos'. O titular do BC disse que, diante desse diagnóstico, a Argentina ``enfrenta duas alternativas: continuar com a convertibilidade ou aprofundá-la, via dolarizaçao'.

Pou acrescentou que ``o custo de manter o esquema de convertibilidade é uma taxa de juros interna mais alta e mais volátil'. Segundo Pou, ``o benefício de ter uma política monetária independente está muito longe de compensar os custos que devem ser pagos para obtê-lo', e que, por isso, ``a alternativa é a dolarizaçao da economia', com a qual a Argentina ``tem muito a ganhar'.

Quanto à alegada inexistência do peso argentino, o funcionário explicou que o peso cumpre de forma ``limitada' a funçao de meio de câmbio e que ``nao é uma unidade de conta, nem de reserva de valor a médio e longo prazo' porque os contratos nesses prazos estao acertados em dólares.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;