Memória Titulo
Parceiros do bicentenário da Boa Viagem

Nas paróquias do Grande ABC, em suas igrejas matrizes e capelas...

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
18/01/2012 | 00:00
Compartilhar notícia


Nas paróquias do Grande ABC, em suas igrejas matrizes e capelas, temos sido bem recebidos. Sacerdotes, seminaristas e leigos nos atendem com carinho e respeito. Tá certo que fomos expulsos por uma filha de Maria de uma capela de Diadema, mas o lado bem está, em disparada, à frente do lado mal. Graças a Deus.

O objetivo dessas visitas é organizar um livro sobre os 200 anos da Matriz da Boa Viagem, de São Bernardo. O livro contemplará todas as demais paróquias, num total de 98.

Hoje trazemos fotos dos novos parceiros do livro que encontramos em paróquias do Grande ABC. Gente finíssima.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Domingo, 17 de janeiro de 1982

Mauá - Prefeitura está demolindo conjunto industrial formado por dez edifícios erguidos em 1930 no quadrilátero das ruas Justino Paixão, Armando Grecco, Luiz Mariani e Avenida Marginal. A chaminé será preservada. Atualmente funcionam no local quatro dos oito setores da Diretoria de Obras, Serviços Urbanos e Transportes.
Carnaval 1982 - Escola de Samba Vila Alice, de Santo André, já tem samba-enredo: No bailar de Ogum e Yorubá, na Guerra de Ferro e do Fogo. Autores: Marcos Tadeu (Carioca) e Cláudio Pinheiro (Gordo).
Crônica 1 (Roterdan Cravo, um dos pseudônimos do jornalista Fausto Polesi, editor-chefe e diretor de Redação do Diário) - Conheçam Safaco, o país das mil e uma novidades e surpresas.
Crônica 2 (Guido Fidelis) - Na praça, a triste dança dos empregados e a vida dos solitários.
Ciência e Tecnologia (Diógenes Silva) - Os limites do homem.EM

EM 18 DE JANEIRO DE...

1877 - Inaugurado o tráfego provisório da estrada de ferro entre São Paulo e Rio de Janeiro, no trecho Taubaté a Pindamonhangaba.
1962 - Inaugurada agência da Caixa Econômica Federal em São Bernardo.
1977 - Aprovado por decurso de prazo o Plano de Desenvolvimento Integrado do Município de São Bernardo, mais conhecido por PDIM.

TRABALHADORES

(*)NÚMERO DE ORDEM
56 - Miguel Domingues de Faria, de Socorro (SP). Residia à Rua Iugoslávia., Operário.
57 - Antonio Pinto, de Portugal. Residia à Rua Martins Fontes, 149. Encarregado de turma.
58 - João do Prado, de Vargem Grande (SP). Residia à Rua França, 493. Operário.
(*) Trabalhavam na Rhodia.
Fonte - 2º Livro geral de registro de associados do Sindicato dos Químicos do ABC. Ano: 1957. Presidente: Trajano José das Neves.

SANTOS DO DIA
Amâncio, Liberato e Prisca. Bv. Regina Prottmann.
Fonte - Folhinha do Sagrado Coração de Jesus, Vozes, 2012.

Na foto, Nossa Senhora do Ó ou da Expectação. Século 19. Imagem paulista encontrada em Jacareí (SP). Barro cozido policromado. Imagem de oratório representando Maria grávida. 
Fontes - Museu de Arte Sacra de São Paulo; Andréa Maria Zabrieszach Afonso dos Santos, museóloga; foto: Iran Monteiro; Contatos: 3326-1373 - 5393-3336; mas@museuartesacra.sp.gov.br. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;