Economia Titulo
Funcionários do BNDES suspendem greve até a próxima semana
Por Da Agência Brasil
23/10/2006 | 17:25
Compartilhar notícia


Os funcionários do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) retornaram ao trabalho no início da tarde desta segunda-feira, após uma greve iniciada na última quinta. Até sexta-feira, a categoria deve marcar nova assembléia para definir se a paralisação terá continuidade.

O presidente da Associação de Funcionários do BNDES, Antonio Saraiva, disse que o movimento foi suspenso porque as negociações serão retomadas com a direção da instituição. De acordo com Saraiva, a principal reivindicação é o quadro único de pessoal.

Segundo ele, a direção do BNDES não apresentou nenhuma proposta sobre o tema. “Serão abertas as negociações, e a gente, na semana que vem, reavaliará a paralisação”, disse Saraiva.

O banco tem dois quadros de servidores - um de funcionários de carreira, mais antigos e com salários superiores, e outro de empregados concursados a partir de 1998. O presidente da associação informou que as  reivindicações de natureza econômica  ficaram em segundo plano. “A nossa questão é relativa à existência de dois quadros. O que a gente quer é a unificação dos quadros. Essa é que é a questão central”, afirmou.

Os empregados do BNDES reivindicam reajuste de 20%, incluindo a reposição das perdas desde o Plano Real, e uma e meia remuneração a título de abono. A direção do banco ofereceu, inicialmente, reajuste salarial de 3,84% e meia remuneração de abono.

Na última sexta-feira, a proposta foi elevada para 4,5% de aumento e 80% da remuneração como abono. A greve teve  adesão da totalidade dos 1,9 mil funcionários do BNDES no Rio de Janeiro. Contando com os empregados das representações da instituição em Brasília, São Paulo e Recife, o número de servidores chega dois mil.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;