Turismo Titulo
O que fazer em Viena, na Áustria – 23 atrações e dicas
Por Maria Beatriz Vaccari
Do Rota de Férias
23/08/2023 | 16:55
Compartilhar notícia


Enquanto os cartões-postais de Paris, LondresRoma, entre outras metrópoles europeias, vivem no imaginário dos viajantes, muita gente não sabe o que fazer em Viena, mesmo que tenha bastante vontade de montar um roteiro para conhecer a belíssima e imponente capital austríaca.

A boa notícia é que não faltam atrações em Viena, que já foi apontada como o melhor lugar do mundo para viajar. Afinal, há muitos pontos turísticos por lá que podem ser encaixados em um roteiro de até quatro dias, adaptável sem problemas para um pouco mais ou menos tempo, de acordo com suas possibilidades.

Se a ideia é ir aos mais importantes, como os palácios Schönbrunn, Hofburg e Belvedere, inclusive, uma boa dica é adquirir o Vienna Pass, cartão que dá acesso com descontos a mais de 70 atrações da cidade. Mas volto a falar disso depois de listar o que fazer em Viena.

O que fazer em Viena

Paulo Basso Jr.
O que fazer em Viena, na Áustria – 23 atrações e dicas incríveis
Monumento Gloriette, no Schönbrunn, a maior atração de Viena

Imponente e majestosa, Viena mantém até hoje as influências herdadas do período em que foi capital do Império Austro-Húngaro (que dominava desde o norte da Itália até grande parte do Leste Europeu). Nesta época, ficou sob o comando ininterrupto da família Habsburgo por 600 anos, em um reinado que só acabou após o término da Primeira Guerra Mundial, em 1918.

Hoje, basta uma rápida caminhada pelo centro vienense para se deparar com inúmeras referências à corte. São prédios, jardins, igrejas e monumentos construídos pelos monarcas ou em homenagem a eles espalhados por todos os lados de Viena.

Os principais pontos turísticos de Viena estão estrategicamente localizados ao longo do Ring, uma grande avenida circular que, a partir do século 19, substituiu as muralhas do centro histórico.

Além disso, quem vai até lá tem a oportunidade de se entregar ao que há de melhor em cultura no mundo.

Terra de grandes músicos, como Wolfgang Amadeus Mozart, Johann Strauss II, Ludwig van Beethoven e Franz Peter Schubert, e de gênios das artes plásticas como Gustav Klint, Egon Schiele e Oskar Kokoschka, a cidade transborda cultura em museus e salas de espetáculos.

A lista de atrações que não podem ficar de fora de um roteiro em Viena inclui:

  1. Schönbrunn
  2. Ringstrasse
  3. Hofburg
  4. Stephansplatz
  5. Rathaus e Parlamento
  6. Cafés vienenses
  7. Haus der Musik (Casa da Música)
  8. Mozarthaus (Casa Museu de Mozart)
  9. Ópera de Viena
  10. Sala Dourada da Musikverein
  11. Albertina
  12. Museumsquartier
  13. Belvedere
  14. Hundertwasserhaus
  15. Prater
  16. Stadtpark
  17. Volksgarten
  18. Naschmarkt
  19. Vinhedos de Döbling
  20. Beethoven Museum
  21. Bailes de Viena
  22. Compras em Viena
  23. Viena com crianças

Abaixo, você verá detalhes de todas elas. Para facilitar sua vida na hora de planejar a viagem, dividi este post nos seguintes tópicos:

  • Onde fica Viena
  • 23 atrações em Viena
  • Como economizar nos ingressos
  • Seguro viagem Europa
  • Chip viagem Europa
  • Como chegar a Viena
  • Transporte em Viena
  • Quando ir a Viena
  • Onde comer em Viena
  • Onde ficar em Viena
  • O que fazer nos arredores de Viena
  • O que você precisa saber antes de ir a Viena

E aí, pronto para explorar Viena?

Veja informações e valores para fazer um tour em Viena com guia em português.

Onde fica Viena

Viena é a capital da Áustria, país localizado na região central da Europa. A cidade fica no nordeste austríaco, a 80 km de Bratislava, capital da Eslováquia, e 242 km de Budapeste, na Hungria.

Em seus arredores estão ao menos outros dois destinos famosos da Áustria: Salzburgo, a 295 km, e Innsbruck, a 476 km. Apesar de não ficarem tão próximas, todas as cidades podem ser combinadas em um roteiro pelo país, já que é fácil acessá-las de trem.

Planeje-se – Hotéis em oferta em Viena.

23 atrações em Viena

Confira dicas imperdíveis das principais atrações de Viena. Se der para colocar todas no roteiro, melhor. Do contrário, adapte-se às que mais se encaixam no seu perfil de viajante.

1 – Schönbrunn

Paulo Basso Jr.
O que fazer em Viena, na Áustria – 23 atrações e dicas incríveis
Schönbrunn

O Schönbrunn é o maior ponto turístico de Viena. Trata-se de um palácio grandioso, um pouco afastado do centro da cidade e projetado para ser tão opulento quanto Versalhes, na França.

É possível passar horas no palácio para admirar todas as suas atrações. Schönbrunn, que significa “fonte bela”, abriga um edifício com 1.400 salas, onde é possível fazer tours, além de 14 hectares de jardins e o maior zoológico particular da Europa.

Não deixe de caminhar até o Gloriette, monumento situado em um pequeno monte num dos extremos do jardim principal. Dele, tem-se a melhor vista do Schönbrunn e também de parte da capital austríaca.

Se sobrar tempo, não vá embora de lá sem provar um apfelstrudel (torta de maça) no café do palácio.

  • Endereço: Schönbrunner Schloßstraße 47
  • Horário de funcionamento: Diariamente, das 9h às 17h

Veja informações e valores da visita guiada pelo Palácio Schönbrunn.

2 – Ringstrasse

Paulo Basso Jr.
O que fazer em Viena, na Áustria – 23 atrações e dicas incríveis
As principais atrações de Viena ficam no Ring, como o Parlamento

Antes de se consolidar como a capital da Áustria, após a Segunda Guerra Mundial, Viena foi a região mais importante do Império Austro-Húngaro e, consequentemente, uma das maiores e mais relevantes cidades do mundo. Até hoje, quem a visita dá de cara com construções majestosas, que remetem ao período da realeza com muita sofisticação.

Assim como outras cidades medievais, Viena foi cercada por uma muralha durante muito tempo. Com o passar dos anos, ela começou a se expandir e a parede foi derrubada. Em seu lugar, surgiu a Ringstrasse, uma sequência de várias avenidas que forma uma espécie de anel (ring, em alemão) em torno da antiga região murada.

Boa parte dos pontos turísticos, cafés, museus e restaurantes badalados de Viena estão nesse perímetro. Ali, o glamour é uma regra, já que a região sempre foi habitada pela alta sociedade, que não economizou na hora de investir em construções e praças charmosas.

Veja como fazer um tour gratuito em Viena.

3 – Hofburg

Paulo Basso Jr.
O que fazer em Viena, na Áustria – 23 atrações e dicas incríveis
Vestido de noiva de SIssi

Uma das edificações mais famosas do Ringstrasse é o Hofburg, que atrai olhares graças à fachada trabalhada e repleta de obras esculpidas. Com uma área total de 240 mil m² e mais de 2,6 mil cômodos, o palácio é formado por 18 prédios construídos ao longo dos anos pela dinastia dos Habsburgo.

Lá, é possível conhecer um pouco mais da vida de uma das personalidades mais famosas de toda a Áustria, a imperatriz Isabel, mais conhecida como Sissi.

O Sissi Museum conta um pouco da história da mulher que revolucionou alguns hábitos da corte por ser independente e contrariar certos protocolos imperiais.

Outro museu que vale a visita por lá é o de Carruagens Imperiais. Diversos veículos estão em exposição e revelam toda a opulência da corte vienense em outros tempos.

  • Endereço do Sissi Museum: Michaelerkuppel, 1010
  • Horário de funcionamento: Diariamente, das 10h às 17h

Veja informações e valores do Museu de Carruagens Imperiais de Viena.

4 – Stephansplatz

O que fazer em Viena, na Áustria – 23 atrações e dicas incríveis
Stephansdom

Ainda no Ring, vale a pena ir à Stephansplatz para conhecer a bela catedral da praça, chamada Stephansdom. Erguida em estilo gótico e com uma torre com 137 metros de altura, a igreja pode ser vista de diversas partes da região central de Viena, com destaque para o seu famoso telhado formado por 250 mil azulejos. No interior, em algumas épocas do ano, rolam concertos e shows iluminados.

Depois, explore os calçadões de lojas que cercam as redondezas. Quem quiser comer na rua pode experimentar um dos hot-dogs clássicos do quiosque Bitzinger – a opção recheada com queijo é deliciosa.

5 – Rathaus e Parlamento

Divulgação
O que fazer em Viena, na Áustria – 23 atrações e dicas incríveis
Rathaus

A fachada de cinco torres, entre as quais se destaca uma central, tudo em estilo gótico, marca a prefeitura de Viena, chamada de Rathaus. Nos meses mais quentes do ano, é comum se deparar com eventos nos jardins que ficam à sua frente.

Dali, vale a pena caminhar até o prédio do Parlamento de Viena, uma das tantas edificações imponentes da cidade.

6 – Cafés vienenses

Paulo Basso Jr.
O que fazer em Viena, na Áustria – 23 atrações e dicas incríveis
Café Sacher

Durante a tarde, em meio a um passeio e outro, abra mão de qualquer coisa para visitar alguns dos cafés vienenses. Eles servem desde um simples cafezinho até lanches e bebidas alcoólicas, como vinho e cerveja.

Entre os cafés mais tradicionais de Viena está o Demel (Kohlmarkt, 14), o favorito de Sissi. Sempre lotado – normalmente, é difícil conseguir uma mesa, mas a espera vale a pena – o local ostenta doces de dar água na boca, expostos em uma belíssima vitrine. Ali, também é possível provar a torta Sacher, uma das maiores tradições de Viena.

A iguaria, que leva chocolate e geleia de damasco, também pode ser encontrada nos restaurantes do chiquérrimo hotel Sacher.

Outros cafés que merecem entrar em um roteiro em Viena são o Julius Meinl am Graben (Graben, 19) e o Cafe Central (Herrengasse 14). Este último, por exemplo, foi bastante visitado por Sigmund Freud, Gustav Klimt, Egon Schiele, Adolph Loss, Gustav Mahler e Leon Trotsky.

7 – Haus der Musik (Casa da Música)

Explorar a herança musical de Viena, que se mantém atual até hoje, é algo que dita o roteiro de muitos viajantes pela Áustria. O Museum Haus der Musik (Casa da Música), por exemplo, reúne exposições interativas que abordam desde a carreira de grandes compositores até a física por trás das canções.

O grande destaque do prédio é a escadaria que recria as teclas de um piano, soando notas diferentes a cada degrau.

  • Endereço: Seilerstätte 30
  • Horário de funcionamento: Diariamente, das 10h às 22h

Veja informações e valores da Haus der Musik, em Viena.

8 – Mozarthaus (Casa Museu de Mozart)

Os fãs de música clássica também podem fazer uma visita à Mozarthaus, uma das 14 casas de Wolfgang Amadeus Mozart em Viena (ele se mudou muitas vezes por conta de instabilidades financeiras). Foi ali que ele compôs Le nozze di Figaro, um de seus maiores clássicos. Atualmente, o local reúne um acervo bastante completo a respeito do artista.

  • Endereço: Mozarthaus, Domgasse 5
  • Horário de funcionamento: De terça-feira a domingo, das 10h às 18h

Veja informações e valores da Mozarthaus, em Viena.

9 – Ópera de Viena

Paulo Basso Jr.
O que fazer em Viena, na Áustria – 23 atrações e dicas incríveis
Ópera de Viena

Para entrar de vez na onda musical de Viena, faça uma reserva (com boa antecedência) para assistir a uma apresentação na sofisticada Ópera de Viena, a Wiener Staatsoper.

O prédio, construído entre os anos de 1861 e 1869 a pedido do imperador Francisco José, foi o primeiro erguido no atual Ring após a demolição das muralhas que protegiam o centro de Viena. A obra, em estilo neorrenascentista, foi bombardeada durante a Segunda Guerra Mundial e reconstruída ao longo de dez anos.

Os maiores espetáculos da ópera são realizados geralmente entre 18h e 20h, mas muito antes disso é comum ver uma grande fila se formar na lateral da Staatsoper. São os turistas e, principalmente, os cidadãos vienenses em busca de um dos sempre disputados ingressos que dão direito a assistir às maiores produções de ópera, opereta e balé do mundo por preços mais em conta.

Esses ingressos, que podem ser achados até por € 10, são vendidos apenas no dia da apresentação e dão acesso a um local em que todos ficam em pé. . A temporada costuma rolar de setembro a junho.

  • Endereço: Opernring 2

Veja informações e valores da visita guiada por Viena e pela Ópera.

10 – Sala Dourada da Musikverein

O que fazer em Viena, na Áustria – 23 atrações e dicas incríveis
Sala Dourada da Musikverein

Outro programa divertido é ir a um show de música clássica na sala Golden Hall (Sala Dourada) do Musikverein. Adornado com detalhes dourados e pinturas no teto, o local é palco do tradicional concerto de Réveillon da orquestra filarmônica de Viena. A apresentação é tão famosa que ganha espaço em canais de televisão de todo o mundo, incluindo o Brasil.

Caso viaja em outra época do ano, a dica é assistir a concertos de Mozart no local. São inesquecíveis.

  • Endereço: Musikvereinspl. 1

Veja informações e valores do Concerto de Mozart no Musikverein.

11 – Albertina

Se a herança musical de Viena encanta, o mesmo pode ser dito das artes plásticas. Há muitos museus entre os pontos turísticos da capital austríaca.

Um que vale a visita é o Albertina, que conta com um excelente restaurante chamado DO & CO, exibe obras de grandes artistas, como Pablo Picasso, Edvard Munch, Marc Chagall e Albrecht Dürer.

  • Endereço: Albertinapl. 1
  • Horário de funcionamento: De quarta e sexta-feira, das 10 às 21h, e nos demais dias da semana e do fim de semana, das 10h às 18h

Veja informações e valores do Museu Albertina.

12 – Museumsquartier

Paulo Basso Jr.
O que fazer em Viena, na Áustria – 23 atrações e dicas incríveis
Museumsquartier

Na hora de listar o que fazer em Viena, não deixe de incluir no roteiro o Museumsquartier. Trata-se de um “quarteirão de museus” com 55 mil m², por onde se espalham salas de exposição que reúnem obras dos mais variados estilos.

Um dos destaques do espaço é o Leopold Museum. Nele, é possível ter uma visão clara do que foi o movimento da Secessão, liderado por Gustav Klimt, para romper com as barreiras acadêmicas nas artes. O local também é palco de parte da coleção do artista Egon Schiele, cujas obras têm estilo inspirado em Klimt.

Quem atravessa o pátio central do Museumsquartier dá de cara com o Mumok, voltado para a arte moderna. Lá estão representados alguns dos principais nomes do segmento no mundo, como Andy Warhol, George Brecht e Marcel Duchamp.

13 – Belvedere

Paulo Basso Jr.
O que fazer em Viena, na Áustria – 23 atrações e dicas incríveis
Belvedere

Para tornar a viagem ainda mais inesquecível, não deixe de visitar o Belvedere, um dos principais pontos turísticos de Viena. Trata-se de um palácio barroco que reúne algumas das principais obras da Áustria, como o famoso quadro O Beijo, de Gustav Klimt.

Vale a pena passear por suas lindas salas com calma, observar os detalhes da decoração sofisticada. Depois, ainda dá para relaxar no imenso e colorido jardim que envolve a propriedade, repleto de flores e fontes.

  • Endereço: Prinz Eugen-Straße 27
  • Horário de funcionamento: Diariamente, das 10h às 18h

Veja informações e valores do Museu Belvedere.

14 – Hundertwasserhaus

O que fazer em Viena, na Áustria – 23 atrações e dicas incríveis
Hundertwasserhaus

O arquiteto Friedensreich Hundertwasser revolucionou a arquitetura moderna de Viena. Um de seus prédios mais conhecidos na cidade é o Hundertwasserhaus, um edifício popular com projeto ousado e erguido após grande polêmica com a prefeitura.

Quem vê de fora se depara com uma fachada repleta de curvas, sem padrão, com cores e plantas em destaque. O chão também não é linear, como pode ser visto na lojinha que funciona no térreo. Os apartamentos do Hundertwasserhaus são particulares e não estão abertos a visitação.

  • Endereço:  Kegelgasse 36-38

15 – Prater

Paulo Basso Jr.
O que fazer em Viena, na Áustria – 23 atrações e dicas incríveis
Prater

O Prater é um grande parque de diversões, que, como tudo em Viena, tem muita história para contar. A principal atração do local é a roda-gigante construída entre 1896 e 1897 e ainda na ativa, com vagões vermelhos.

Você não paga nada para entrar no parque, mas o acesso às atrações é cobrado à parte. Vale a pena ir lá, nem que for para provar um hot-dog nas barraquinhas.

  • Endereço: 1020 Vienna
  • Horário de funcionamento: Diariamente, das 11h às 23h

16 – Stadtpark

Paulo Basso Jr.
O que fazer em Viena, na Áustria – 23 atrações e dicas incríveis
Estátua de Strauss no Stadtpark

O parque mais visitado por turistas na região central de Viena é o Stadtpark. Localizado às margens do Ring, tem muito monumentos a artistas importantes que fizeram a história vienense, como a estátua dourada de Johann Strauss II tocando violino.

Ela fica bem na entrada do parque e é uma parada obrigatória para fotos, pois se trata de uma das maiores atrações de Viena.

17 – Volksgarten

A área verde pública mais antiga de Viena é o Volksgarten, ou Parque do Povo. Aberto em 1820, o espaço conta com jardins clássicos, com canteiros de rosas e uma fonte em homenagem à imperatriz Sissi.

18 – Naschmarkt

O que fazer em Viena, na Áustria – 23 atrações e dicas incríveis
Naschmarkt

O Naschmarkt é um mercado de rua onde é possível saborear iguarias típicas de Viena. De joelho de porco a frutas, azeitonas e doces, você encontra um pouco de tudo nas 120 barraquinhas montadas por lá.

De quebra, há bons restaurantes e cafés nos arredores. Vale a pena em qualquer hora do dia.

  • Endereço: Entre a Karlsplatz e a Kettenbrückengasse
  • Horário de funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 6h às 21h, e de sábado, das 6h às 18h

19 – Vinhedos de Döbling

Divulgação
O que fazer em Viena, na Áustria – 23 atrações e dicas incríveis
Vinhedo nos arredores de Viena

Quem tiver um tempinho para explorar os bairros mais afastados de Viena pode programar uma visita ao 19º distrito da cidade, conhecido como Döbling. A região é famosa pela produção de vinhos – a capital austríaca é a única metrópole da Europa que fabrica a bebida fora da área rural.

Ali, dá para visitar vinícolas ou apenas ir a tabernas, no fim da tarde, para degustar bons rótulos. Em geral, os brancos locais são os mais pedidos.

20 – Beethoven Museum

O Döbling também foi lar de um dos músicos mais ilustres de todos os tempos: Ludwig van Beethoven, que nasceu em Bonn, na Alemanha, mas tem sua história tão ligada a Viena que conta até com um roteiro repleto de atrações na cidade.

Um dos destaques é o Beethoven Museum, que reúne itens pessoais do artista em uma de suas antigas casas, é possível aprender mais sobre sua trajetória e ver como ele lidava com os problemas de audição.

Em determinados pontos do tour, o visitante observa artimanhas desenvolvidas pelo compositor, como uma redoma em volta do piano e um dispositivo que, quando posicionado em pontos determinados da cabeça, aumenta a audição por meio de vibrações.

  • Endereço: Probusgasse 6
  • Horário de funcionamento: De terça-feira a sábado, das 10h às 13h e das 14h às 18h

21 – Bailes de Viena

Paulo Basso Jr.
O que fazer em Viena, na Áustria – 23 atrações e dicas incríveis
Exterior da Ópera de Viena

A capital austríaca promove dezenas de bailes importantes todos os anos. Entre eles destaca-se o Baile da Filarmônica de Viena, realizado na Sala Dourada do Musikverein, famosa no mundo inteiro por servir de palco para o famoso concerto de Ano-Novo.

Outro que vale a pena ficar de olho é o Baile de Johann Strauss, no Kursalon, com seu grande terraço voltado para o parque da cidade, onde os irmãos Strauss ganharam prestígio

Por fim, há o Life Ball, o mais frequentado por celebridades e top models da cena europeia.

22 – Compras em Viena

Paulo Basso Jr.
O que fazer em Viena, na Áustria – 23 atrações e dicas incríveis
Calçadão no centro de Viena

Na hora de fazer compras em Viena, vale saber que o centro da cidade é cortado por uma artéria chamada Mariahilfer Strasse. Nesta avenida, há diversas lojas. muitas delas de grife.

Ainda na região, vale a pena dar um pulo nas ruas Kohlmarkt e Graben, que reúnem marcas como Burberry, Cartier, Giorgio Armani, Hermes e Tiffany & Co.

Ao lado, a área batizada de Goldenes Quartier abriga lojas de marcas como Bambini, Roberto Cavalli, Alexander McQueen, Miu Miu, Valentino e Prada. Esta última, por sinal, é enorme.

23 – Viena com crianças

Paulo Basso Jr.
O que fazer em Viena, na Áustria – 23 atrações e dicas incríveis
Labirinto do Schönbrunn

Muita gente se pergunta se vale a pena ir com crianças para Viena, e a resposta é: sim. Há muito o que fazer com os pequenos por lá.

Um roteiro com crianças em Viena pode incluir visitas a destinos como o Museu das Crianças do Schönbrunn (que também conta com um labirinto e um zoológico no jardim), o Zoom Kindermuseum, localizado no Hofburg, e o Museu de História Nacional (Naturhistorisches Museum), com seus fósseis de animais extintos, como pterodáctilos.

No inverno, a dica é se divertir na pista de patinação no gelo que é montada na Rathausplat, a praça que fica em frente à prefeitura. Nesta época do ano também rola o Mercado de Natal de Viena, um dos melhores da Europa.

Como economizar nos ingressos

Paulo Basso Jr.
O que fazer em Viena, na Áustria – 23 atrações e dicas incríveis
Palácio Hofburg

Uma boa dica para economizar nos ingressos na hora de montar um roteiro em Viena é adquirir um Vienna Pass.

Trata-se de um cartão que permite acesso com desconto a mais de 70 atrações da cidade, incluindo os palácios Schönbrunn, Hofburg e Belvedere, o ônibus turístico, a Catedral e a Casa de Mozart.

O valor do passe compensa muito em relação aos preços individuais caso visite quatro ou mais pontos turísticos de Viena. Isso sem contar o transporte ilimitado de ônibus durante o tempo de vigência do cartão, que é uma mão na roda.

De quebra, o Vienna Pass garante entrada preferencial em diversas atrações. Assim, você também ganha tempo.

Veja aqui informações e valores do Vienna Pass.

Seguro viagem Europa

Ao viajar para Viena ou qualquer outra cidade da Europa, não deixe de fazer um seguro viagem. Afinal, é obrigatório e os custos com saúde fora do Brasil costumam ser caríssimos e todos estão sujeitos a imprevistos.

Caso você tenha comprado as passagens aéreas com cartão de crédito, verifique se você não tem direito a um plano de seguro viagem. Do contrário, minha sugestão é entrar neste comparador online, que vasculha as principais seguradoras de viagem em busca dos melhores preços, sem que você precise ficar entrando no site de cada uma delas. É uma mão na roda, eu não viajo sem fazer isso.

O grande lance é que você economiza e ainda ganha um tempão na hora de fechar o seguro viagem. Depois de fazer sua escolha, use o cupom ROTADEFERIAS15 na caixa “Cupom de desconto” e ganhe 15% de desconto.

Chip viagem Europa

Confesso: não consigo viajar mais sem um chip viagem internacional. Ficar conectado é imprescindível por vários aspectos: comunicação, segurança e praticidade. Nunca se sabe quando você precisará falar com alguém, consultar algum endereço, resolver algum problema ou garantir alguma reserva.

Existem várias opções no mercado, mas o serviço que mais me adaptei foi o da America Chip. Primeiro porque funciona bem na maioria dos lugares (em todo o mundo), e segundo porque o atendimento é ótimo. Eles têm até chips virtuais, o que facilita muito a vida na hora de instalar no telefone e usar. É realmente prático.

Não se esqueça de consultar os preços e contratar seu pacote antes de viajar.

Como chegar a Viena

Não há voos diretos do Brasil para Viena, mas o aeroporto local está conectado às principais capitais europeias, como Madri e Lisboa. Para pesquisar os melhores trajetos e valores, minha dica é usar o site da Vai de Promo. Trata-se de um metabuscador que consulta diversas empresas aéreas ao mesmo tempo e informa quais valem mais a pena na sua data. Dá para parcelar em 10x e, ao fechar, você recebe o localizador na hora.

A extensa malha rodoviária do Velho Continente também facilita o acesso a região. É muito comum, por exemplo, combinar uma viagem entre Munique, a terra da Oktoberfest, na Alemanha, e a capital austríaca.

O mesmo vale para Budapeste, na Hungria, e Bratislava, na Eslováquia, ambas ligadas a Viena por cruzeiros de barco que, em poucas horas, singram as águas do Rio Danúbio.

Do aeroporto de Viena para o hotel

Uma vez no aeroporto de Viena, você pode seguir para o hotel de transporte público, usando o S-Bahn (trem urbano), linha S7, que segue para o Centro da cidade. Há ainda a opção do City Airport Train (CAT), que é mais rápida, porém mais cara. Trata-se de um trem expresso que conecta o aeroporto à Estação Wien Mitte em cerca de 16 minutos.

Outras opções são táxi, motorista de aplicativo ou transfer privado. Mais confortável, essa última pode ser vantajosa caso esteja com muitas pessoas ou bagagens. Aqui, dá para fazer consultas dos valores de acordo com seu trajeto.

Transporte em Viena

Paulo Basso Jr.
O que fazer em Viena, na Áustria – 23 atrações e dicas incríveis
Bonde em Viena

Uma vez na capital austríaca, vale a pena se transportar de bonde e metrô. Viena também é muito plana, o que favorece caminhadas e passeios de bicicleta.

Outra dica é fazer passeios em ônibus turísticos, no esquema hip on hip off, no qual você pode descer quantas vezes quiser ao longo do dia e voltar em outro ônibus. É excelente para quem tem menos tempo para visitar as principais atrações.

Quem quiser viajar pela Áustria rumo a destinos como Salzburgo ou Innsbruck pode usar o trem ou alugar um carro, para tornar a viagem ainda mais cômoda e incluir paradas pelo caminho.

Quando ir a Viena

Divulgação.
O que fazer em Viena, na Áustria – 23 atrações e dicas incríveis
Vale a pena incluir a Ópera na lista de o que fazer em Viena

As atrações de Viena se destacam em todos os meses do ano, mas é no período do verão que a capital da Áustria fica mais atraente aos turistas. O período é ideal para visitar as atrações do Ring, os parques e os museus locais.

No entanto, nessa época, os espetáculos de ópera, por exemplo, sofrem uma pausa para que os artistas possam aproveitar as férias.

Por isso, setembro é o mês ideal para visitar a cidade. O clima de outono é agradável e recomeça a temporada na Staatsoper, que vai até o fim da primavera, em junho. O Réveillon vienense também é disputado por causa do Concerto de Ano-Novo.

Onde comer em Viena

O que fazer em Viena - 23 atrações e dicas imperdíveis
Wienerschnitzel, de vitela à milanesa, é o prato mais típicos de Viena

A gastronomia da Áustria é uma atração à parte. Os pratos típicos do país são o wienerschnitzel (escalope de porco ou vitela à vienense) e o tafelspitz (cozido de carne de vaca com batata e legumes).

Na hora da sobremesa, peça a torta de maçã apfelstrudel ou uma sachertorte (torta de chocolate com geleia de damasco).

Uma experiência gastronômica muito popular entre os viajantes é jantar durante um passeio de barco pelo Rio Danúbio. Aqui, você confere detalhes. É muito bacana para quem viaja a dois.

Fora isso, confira minhas dicas de restaurantes em Viena:

Plachuttas Gasthaus zur Oper

Quem deseja provar o melhor wiener schnitzel de Viena pode ir direto para o Plachuttas Gasthaus zur Oper. O local é muito procurado por turistas e locais e, por isso, vale a pena fazer reserva.

DO & CO Albertina

O restaurante do museu Albertina esbanja classe. O cardápio é bem variado, com clássicos da gastronomia local e receitas internacionais, incluindo sushi.

Vestibül

O Vestibül fica situado na entrada do Burgtheater, um dos locais que organiza bailes em Viena. A história da construção e a sofisticação de pratos como o caviar de truta, os escargots e a sopa de lagosta criam uma atmosfera única.

Motto am Fluss

À primeira vista, o edifício do Motto am Fluss parece um barco sobre o canal do Rio Danúbio. Mas, pode acreditar: há um excelente restaurante no primeiro andar, com móveis venezianos da década de 1950 e pratos de alta gastronomia feitos com ingredientes orgânicos.

Onde ficar em Viena

O Innere Stadt, ou Primeiro Distrito, é o melhor lugar para ficar em Viena. Ali você estará próximo às principais atrações do Ring, como o Hofburg, a Catedral Stephansdom e o museu Albertina. Isso o fará economizar bastante com transporte.

Outra boa opção é o Landstrasse, ou Terceiro Distrito. A região é um pouco mais calma que o Ring e concentra lindos pontos turísticos, a exemplo do Belvedere.

Também vale considerar o Leopoldstadt (Segundo Distrito), sobretudo na região do Prater, e o Wieden (Quarto Distrito). Neste último caso, a dica é ficar perto do Naschmarkt, onde há também uma estação de metrô.

Confira minhas dicas de hotéis em Viena:

Hotel Nestroy

Reprodução
O que fazer em Viena, na Áustria – 23 atrações e dicas
Hotel Nestroy

Os quartos são equipados com TV LCD e oferece acesso gratuito à internet wi-fi. O hotel tem ainda sauna seca e uma academia de ginástica e está próximo dos principais pontos turísticos da cidade. É uma boa opção para se hospedar com conforto sem pagar o preço de um cinco estrelas.

Veja preços e avaliações

arte Hotel Wien Stadthalle

Reprodução
O que fazer em Viena, na Áustria – 23 atrações e dicas
arte Hotel Wien Stadthalle

Para quem procura uma boa relação custo-benefício, este é um dos hotéis econômicos de maior qualidade de Viena. Tem estilo butique e fica bem localizado, perto de uma estação do metrô. Os quartos são pequenos, porém confortáveis.

Veja prços e avaliações

Wombat’s City Hostel Vienna Naschmarkt

Reprodução
O que fazer em Viena, na Áustria – 23 atrações e dicas
Wombat’s City Hostel Vienna Naschmarkt

Ótima opção para quem quer gastar pouco. Este albergue tem quartos confortáveis e fica bem localizado, em frente ao Naschmarkt, um dos principais mercados de rua de Viena, e pertinho de uma estação de metrô. Tem bons quartos individuais com banheiro, caso prefira algo mais privativo.

Veja preços e avaliações

Andaz Vienna Am Belvedere

Reprodução
O que fazer em Viena, na Áustria – 23 atrações e dicas
Andaz Vienna Am Belvedere

O prédio do Andaz Vienna Am Belvedere chama atenção pelo visual, com janelas que se estendem do chão até o teto. O sofisticado hotel-butique oferece acomodações modernas e conta com um belíssimo bar panorâmico no último andar, chamado Aurora.

Veja preços e avaliações

Hotel Sacher

Reprodução
O que fazer em Viena, na Áustria – 23 atrações e dicas
Hotel Sacher

Extremamente luxuoso e localizado na cara do gol, no Ring, o Hotel Sacher é uma das opções de hospedagem mais elegantes de Viena. Vale a pena visitar o Grüne Bar, que serve menus degustação, pratos à la carte e a famosa torta Sacher.

Veja preços e avaliações

Outros hotéis em Viena

O prêmio World Best Awards, da prestigiada publicação de turismo Travel + Leisure, selecionou os melhores hotéis de Viena para quem busca luxo e sofisticação. Entre eles estão o Andaz Vienna ann Belvedere e o Hotel Sacher,  listado acima. Clique nos nomes para conferir mais detalhes dos outros:

As opções abaixo também contam com ótimas avaliações e são indicadas para quem procura onde ficar em Viena. As três primeiras, inclusive, têm ótima relação custo-benefício.

O que fazer nos arredores de Viena

Viena costuma ser a porta de entrada para os brasileiros que vão à Áustria, mas vale a pena explorar outras cidades do país a partir da capital. Para isso, o mais recomendado é deslocar-se de trem ou fazer excursões. Outra boa opção é alugar um carro (confia os preços neste comparador online) e montar o roteiro ao seu tempo.

Um bom roteiro pela Áustria deve incluir, além da capital visitas a pelo menos dois locais: Salzburgo e Innsbruck. Veja abaixo detalhes de ambos os destinos.

Salzburgo

Paulo Basso Jr.
O que fazer em Viena, na Áustria – 23 atrações e dicas incríveis
Fortaleza Hohensalzburgo vista desde o Jardim Mirabel

Todos os anos, turistas de várias partes do mundo vão até Salzburgo, a quase 300 km de Viena, para conhecer tanto o apartamento onde Mozart nasceu, em 1756 na Getreidegasse, 9, quanto o que ele viveu dos 16 aos 22 anos, na Marketplatz, 8.

Ambos viraram museus, sendo que o primeiro tem um estranho conceito modernista e o segundo é muito interessante, pois reúne instrumentos originais do compositor – entre eles seu célebre piano de martelo.

O passeio “musical” por Salzburgo tem, ainda, outras paradas obrigatórias. Entre elas, a estátua de Mozart, na praça homônima, erguida em 1842. Ali pertinho, se encontra o edifício conhecido como Nova Residência, onde um carrilhão toca melodias do filho ilustre da cidade três vezes por dia.

E no meio de tudo isso surge a Catedral de Salzburgo, cuja fachada insossa engana os visitantes. Por dentro, a igreja é linda. E lá está a fonte onde Mozart foi batizado e o imenso órgão que ele tocou na juventude, durante inúmeras missas.

A cidade oferece diversas outras atrações, sendo que a principal delas é a Fortaleza Hohensalzburgo, o maior e o mais bem conservado castelo da Europa Central. Outro ponto turístico é a Getreidegasse que, mais do que a rua onde Mozart nasceu, é um dos centros comerciais mais atraentes da Áustria.

Do outro lado do simpático riozinho que corta a cidade, próximo à estação de trem, fica o magnífico Jardim Mirabel. O palácio e as flores que o ornamentam fizeram parte da famosa cena do filme A Noviça Rebelde, de 1965, em que a personagem Maria e algumas crianças dançam e cantam a música Dó-Ré-Mi. Há até tours na cidade ligados ao longa.

Veja informações e valores da excursão a Salzburgo saindo de Viena.

Innsbruck

Paulo Basso Jr.
Innsbruck fica nos Alpes

Além de Viena e de Salzburgo, uma viagem à Áustria precisa incluir a singela Innsbruck. Encravada entre a Itália e a Alemanha, em um vale no meio dos Alpes e a duas horas de trem de Salzburgo.

Innsbruck mais parece uma cidade de brinquedo. Os prédios baixos e coloridos, com telhados que poderiam ter sido desenhados por um pintor, compõem com perfeição a abençoada paisagem local, sempre marcada ao fundo pela presença das montanhas.

Entre as atrações turísticas da cidade estão uma imensa rampa de esqui, chamada Bergisel, o Goldenes Dachl, um telhado de ouro situado em uma das edificações no centro da cidade, a Stadtturm, torre construída por volta de 1440, a Heblinghaus, casa burguesa do século 15 que mistura estilos gótico e barroco, e o Hofburg, palácio imperial de decoração rococó que abriga salas imponentes e obras de arte.

Aproveite também para caminhar pela Maria-Theresien Strasse. Nesta rua, símbolos tradicionais da capital do Tirol, como o Triumphpforte, arco do triunfo feito em 1765 pelo imperador Leopoldo II, e a Anansäule, uma fonte com a imagem de Sant’Ana, convivem em harmonia com lojas de grife e galerias modernas.

Veja informações e valores do tour privado em Innsbruck com guia em português.

O que você precisa saber antes de ir a Viena

Paulo Basso Jr.
Planeje-se com antecedência para conhecer as atrações de Viena

Quando planejo minhas viagens para Viena ou qualquer outro destino da Europa, recorro a uma série de ferramentas de auxílio antes mesmo de fazer as malas. Assim, consigo comprar passagens aéreas mais baratas, alugar carros e reservar hotéis, bem como passeios, transfers e ingressos para atrações, com mais segurança e pagando menos.

É imprescindível também fazer um seguro viagem e comprar um chip de viagem internacional. Assim, você evita os gastos absurdos cobrados com saúde no país, caso algo fuja do previsto, e consegue usar internet ou telefone para se comunicar com quem está no Brasil, checar e-mails, postar fotos no Instagram, usar o WhatsApp e tudo mais.

Já fez a reserva da passagem aérea?

Para não ficar perdendo tempo entrando em um monte de site de companhia aérea, uso a plataforma Vai de Promo na hora de comprar passagens. Gosto dela pelo fato de indicar as principais rotas disponíveis e listar, de forma automática, os melhores preços.

Onde ver preços: Vai de Promo

Sabe onde ficará hospedado?

Uma boa dica para encontrar hotéis e consultar avaliações de quem já foi é usar o Booking.com. O site tem sempre boas ofertas e permite fazer reservas de forma prática e rápida. Eu indico, sobretudo, hotéis, pousadas e casas de aluguel que permitem pagamento apenas na chegada ao destino.

Onde ver preços e avaliações: Booking.com

Já garantiu o seguro viagem?

Indico de longe o Seguros Promo, porque ele vasculha as principais seguradoras de viagem em busca dos melhores preços, sem que você precise ficar entrando no site de cada uma delas. Assim, dá para economizar e ainda ganhar um tempão. Depois de fazer sua escolha, use o cupom ROTADEFERIAS15 na caixa “Cupom de desconto” e ganhe 15% de desconto.

Onde consultar: Seguros Promo

Pediu o chip viagem para usar internet ilimitada?

Jamais deixo de adquirir um chip viagem internacional, que permite acesso à internet durante o passeio. O custo proporcional à viagem é superbaixo, e o serviço, ótimo. Testei  várias opções e gosto mais da America Chip, que tem ótimo atendimento e nunca me deixou na mão.

Onde pedir: America Chip

Vai alugar carro? Reserve com antecedência

Uma das escolhas mais difíceis na hora de viajar é identificar o meio de transporte que usará no destino. Se a ideia é alugar carro, a dica é sempre fazer reserva com antecedência. Sugiro o comparador online da Mobility que, com uma única pesquisa, exibe os melhores valores de locadoras confiáveis. Vale a pena.

Onde reservar: Mobility

Reservou os ingressos das atrações?

Não tem nada mais frustrante do que viajar e não conseguir entrar numa atração por falta de reserva. Por isso, ao definir nossos roteiros, garanto tudo com antecedência. Tem dois ótimos serviços que oferecem não apenas tíquetes de pontos turísticos, mas também de eventos, parques temáticos e até mesmo transfers. Um é o Get Your Guide e o outro é o Civitatis. Ambos são muito completos.

Onde reservar: Get Your Guide e Civitatis

LEIA TAMBÉM:




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;