Setecidades Titulo Desperdício
Após gastar R$ 6 mi, São Bernardo libera estacionamento em igreja

Obra que impedia veículos no local foi feita na gestão de Luiz Marinho e agora revertida pelo prefeito Orlando Morando

Por Daniel Tossato
Do Diário do Grande ABC
09/06/2021 | 00:01
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/ DGABC


A Prefeitura de São Bernardo, comandada por Orlando Morando (PSDB), voltou a liberar o largo em frente à Igreja São João Batista, no Rudge Ramos, para que automóveis utilizem o espaço como estacionamento. A medida foi tomada cinco anos depois de a administração passada, cujo chefe do Executivo era Luiz Marinho (PT), ter vetado o uso do local por veículos e reformado a área com intenção de acompanhar as obras dos corredores de ônibus que foram instalados na Avenida Senador Vergueiro. O valor gasto, à época, e que agora foi desperdiçado pela atual gestão é de, aproximadamente, R$ 6 milhões.

No ano passado Morando já havia realizado outra intervenção no local, restabelecendo o retorno para o motorista que passa na Avenida Senador Vergueiro. O estacionamento na praça, entretanto, seguia inviabilizado. Este ano, a gestão do tucano decidiu reabrir o espaço das vagas para carros.

A equipe do Diário visitou o Largo São João Batista ontem e flagrou carros estacionados em frente à igreja. No local também havia uma faixa, na qual a Prefeitura informava o retorno das vagas de estacionamento rotativo, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e de sábado, das 8h às 14h. Em um outro banner, os comerciantes agradeciam ao prefeito, ao vice-prefeito, Marcelo Lima (PSD), e ao vereador Afonsinho (PSDB) pelo retorno das vagas à praça da igreja.

A obra de revitalização de todo o Largo São João Batista teve início em 2015 e tinha intenção de reformular completamente a área, tanto para o passeio quanto para os movimentos viários. Uma das intervenções, por exemplo, retirou o retorno que havia em frente à igreja e que dava acesso ao motorista que estava na Senador Vergueiro à Avenida Caminho do Mar. Além disso, a praça em frente ao templo era utilizada pelos motoristas como estacionamento.

À época, a intervenção na área foi uma das vitrines de Marinho para a candidatura de seu secretário de Serviços Urbanos, Tarcísio Secoli (PT), que foi escolhido para dar continuidade na gestão petista em São Bernardo. As obras apresentaram problemas, chegaram a ficar atrasadas e Secoli não conseguiu se eleger ao Paço.

Em vídeo veiculado no ano passado e que foi feito na data de reinauguração do retorno viário em frente à igreja, Orlando Morando afirma que o acesso foi fechado por erro da “gestão anterior”, que pertencia ao ex-prefeito Marinho. Na filmagem, o tucano ainda relata que reabriu o acesso para dar mais opções para os motoristas e moradores da região.

Sobre a retomada das vagas de estacionamento para automóveis no largo da Igreja São João Batista, cinco anos depois de a administração ter eliminado o estacionamento, a Prefeitura de São Bernardo alegou que a retirada do bolsão atendia a projeto de reforma do complexo viário realizado pela gestão de Luiz Marinho. “Devido solicitações de munícipes e comerciantes da região, após avaliação da Secretaria de Transportes e Vias Públicas, a Prefeitura deliberou pela oferta de vagas de estacionamento rotativo digital no local”, informou o Paço, por meio de nota.

Marinho disse que a obra de Morando é mais um episódio de marketing do governo tucano. “O retorno do referido estacionamento mostra o excesso de marquetagem e de fake news que fundamentam as ações do atual governo. Prova, mais uma vez, as decisões corretas que tomamos no nosso governo.”




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;