Fechar
Publicidade

Terça-Feira, 25 de Janeiro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

A família real cruza São Bernardo

Foi há um século, quando o Conde d’Eu e seu filho, o príncipe dom Pedro, viajaram de automóvel entre São Paulo e Santos, ida e volta, cruzando o bairro dos Meninos (hoje Rudge Ramos), a Vila de São Bernardo e a Vila Rio Grande pela Estrada do Vergueiro


Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC

20/01/2021 | 07:00


O noticiário da época não informa se a comitiva parou em algum ponto do caminho naquela terça-feira, 25 de janeiro de 1921. Pai e filho haviam chegado ao Rio de Janeiro em 8 de janeiro de 1921, acompanhando os despojos do ex-imperador dom Pedro II e de sua mulher, Theresa Christina. A princesa Isabel, mulher do Conde d’Eu e mãe do príncipe Pedro, não pôde vir, por estar doente.
No Rio, o presidente Epitácio Pessoa assinou decreto extinguindo o banimento da família imperial.
Por onde passaram, conde e filho foram recebidos em festa. O desembarque na Estação Luz, em 21 de janeiro, foi apoteótico. Eles ficaram hospedados na Rotisserie Sportsman, na Rua São Bento. Percorreram vários pontos de São Paulo. Visitaram o Museu do Ipiranga. E viajaram a Santos.

SÃO PAULO EM 1921
- Avizinhava-se o Carnaval e as lojas de discos traziam as novidades musicais de Momo. Entre elas, uma marcha dedicada ao aviador Edú Chaves, o primeiro a cobrir pelos ares Rio de Janeiro a Buenos Aires.
- A Nortista, loja de roupas, recebia rico sortimento de rendas e aplicações de linha do Ceará. À venda na Rua Riachuelo.
- Várias marcas de lança-perfume eram oferecidas: Pierrot, Brasil, Rodo...
- O Cabaré Royal Pigall, da Rua Formosa, anunciava sua reabertura, com artistas de primeira ordem e orquestra norte-americana.
- Serafino Lord anunciava a última criação do chapéu de feltro do Hat-Store, à Praça Antonio Prado.
- Vila Carioca, entre o Ipiranga e São Caetano, atravessada pela Avenida Presidente Wilson, oferecia ótimos terrenos para chácaras e indústrias: ‘bairro de grande futuro’.
- No bairro da Penha, uma grande chácara de uvas chamava o consumidor para a Praça Coronel Rodovalho: “Temos outras frutas finas’.
- Dr. Ayres Bastos trazia nova fórmula de chá de quebra-pedra. Não há eczema, moléstias de pele e artrose que resistam: “Para os ricos, estações de águas, para os pobres, quebra-pedra”.

Santos do dia
- Fabiano.
- Nossa Senhora do Sion ou Sião.
- Maria Cristina (Brando) da Imaculada Conceição.
- Sebastião. Martirizado em 288. Até 1969 esteve associado, no calendário litúrgico, à memória de São Fabiano, é hoje comemorado separadamente: no Grande ABC, padroeiro de Rio Grande da Serra.

Em 20 de janeiro de...
1556 – Publicada na Vila de Santo André da Borda do Campo uma ordem do governador geral do Brasil, Duarte da Costa, proibindo a todos aqueles que sem a sua licença “subisse serra acima a resgatar com o gentio”.
1916 – Câmara de São Bernardo elege a sua mesa de trabalhos para o presente exercício: na presidência, Augusto Gomes Pinto, do distrito de Santo André; na vice-presidência, Godofredo Genofre, do distrito de Paranapiacaba; como secretário, Serafim Constantino, do distrito de São Caetano.
1921 – Divulgada a nova diretoria do Corinthians de São Bernardo, hoje Santo André, com um presidente honorário, o comerciante Ludovico Cimieri. Presidente efetivo, Américo Guazzelli, hoje nome da praça de esportes do clube.
Outros nomes da diretoria: Vicente Rocco, Antonio Bolognesi, Romeu Carollo, Carmine Rossini, Mansueto Fornazari, Joaquim Guazzelli, Carlos Appolonio e Henrique Didoni.
Comissão de Contas: Ernesto Pelizon, Augusto Talazzini, Phellipe Miochi e Germano Pezzolo.
Conselheiros: Luís Cattaruzzi, Primo Bolognesi, José Rocco, Constante Gibba, Florindo Caraccio e José Borges.
Repórter esportivo: Octavio Guazzelli.
1931 – Acidente no Caminho do Mar, em São Bernardo: tomba um caminhão. São feridos os dois ocupantes, moradores de Santos, o motorista Antonio Justino, 23 anos, e o operário Eduardo dos Santos, 20 anos.
1941 – Com o nome de Associação, é fundada a Liga Santoandreense de Futebol, cujo primeiro presidente foi o esportista Nicolau de Gennaro, ligado ao Primeiro de Maio FC.
- Criados o Ministério da Aeronáutica e a FAB (Força Aérea Brasileira).
1956 – Designado por ‘Ano Santos Dumont’ o período de 20 de janeiro de 1956 a 20 de fevereiro de 1957, em homenagem ao cinquentenário do voo histórico de Bagatelle, na França.
- Segundo jogo de vôlei masculino entre o Adamus, campeão da Capital, e o Casa Branca, de Santo André, campeão do Interior. Nova vitória do Adamus, que se torna campeão geral do Estado de São Paulo.
1961 – John Kennedy toma posse na presidência dos EUA.
1986 – O prefeito Aron Galante, de São Bernardo, declara terrenos de utilidade pública, no bairro dos Casa, Vila Carminha, para a construção do quinto cemitério da cidade. 



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;