Política Titulo Santo André
Objetivo é vacina, diz Paulo Serra

Prefeito de Sto.André foi oficializado para segundo mandato e pontuou que plano de imunização entra como principal meta do novo governo

Por Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
02/01/2021 | 00:01
Compartilhar notícia


O prefeito de Santo André, Paulo Serra (PSDB), tomou posse ontem na Câmara, ao lado do vice Luiz Zacarias (PTB) e dos 21 vereadores, e cravou que a prioridade deste início de novo governo é encampar plano de vacinação contra a Covid-19, além de entregar intervenções que estão no cronograma do Paço. A atividade ocorreu com restrição de presença de convidados, limitado a um por autoridade, e sem público nas galerias.

“Nosso grande objetivo neste ano é a vacina. Não tem como planejar o modo de vida que conhecíamos antes sem a vacina. Essa será nosso principal foco no começo da gestão”, disse o tucano, logo depois da cerimônia, na qual não teve pronunciamento na tribuna como protocolo para evitar a disseminação do vírus. “E daremos continuidade ao maior pacote de intervenções da história da cidade, que a gente já tirou do papel. Tem muita coisa para entregar, melhoria de serviços, mas a vacina supera todas as expectativas.”

Paulo Serra inaugurou ontem, em agenda externa, o primeiro trecho de obras de revitalização da Avenida dos Estados, entre a divisa com São Caetano até as proximidades de Utinga. Existe projeção de entrega integral dessa intervenção ainda em 2021. 

“Estimativa no fim do primeiro semestre deste ano. Isso é o que está pactuado. Dependemos do (governo do) Estado para o terceiro trecho, que envolve a parte entre Mauá e São Caetano (na volta). Da parte da Prefeitura iremos continuar até Santa Terezinha no próximo mês e a partir de março do Santa Terezinha até Mauá. Ficou >(acertado)meio a meio (na divisão de aporte). A parte do município está sendo feita, com recursos próprios. É resgate de um símbolo da cidade, regional, logístico e de emprego. Trecho econômico importante que ficou mais de 20 anos abandonado. O próprio Diário tem capas e capas chamando a via de Avenida dos Estragos. Agora terá nova cara. Não é só asfalto. Passa por iluminação, paisagismo, reurbanização, desassoreamento do rio. É Avenida que está sendo transformada.” O pacote abrange, no total, R$ 70 milhões de investimento, em valores atualizados. O governo estadual se insere em convênio por meio do DER (Departamento de Estradas de Rodagem).

O tucano realizou também posse do novo secretariado, pouco antes do horário do almoço. Entre as novidades da equipe estão Cleide Bochixio (Educação), Carlos Bianchin (Mobilidade), Police Neto (PSD, Unidade de Planejamento), Adriano Cruz (Habitação) e José Acemel, o Espanhol (Unidade de Assuntos Institucionais e Comunitários), que estava lotado na diretoria da FUABC (Fundação do ABC) durante parte do primeiro mandato – a pasta hoje nas mãos de Espanhol foi exercida pelo vice Luiz Zacarias até seis meses antes do pleito municipal, data limite para desincompatibilização do cargo.

Sobre o ingresso de lideranças de São Paulo e outros municípios no alto escalão para o segundo mandato, o prefeito sintetizou que se tratam de “quadros técnicos”. “Todos vêm para missão dentro da gestão, enfrentar desafios que vão se colocar para os próximos quatro anos. São especializados em gestão, em áreas determinadas de políticas públicas e, por isso, estão vindo para contribuir com a cidade.” Questionado se havia ideia de se projetar fora dos limites regionais com essas nomeações, ele evitou atrelar a situação. “Nossa prioridade é Santo André”

Sem surpresas, Pedrinho é reeleito presidente da Câmara

Sem surpresas na votação, o atual presidente da Câmara de Santo André, vereador Pedrinho Botaro (PSDB), foi reeleito para comandar a mesa diretora por mais dois anos. O tucano governista obteve 19 crivos dos 21 possíveis na disputa interna. Ele irá compor a chapa que teve Edilson Santos (PV) como vice, Eduardo Leite (PT) de primeiro secretário, Evilasio Santana, o Bahia (PSDB), na condição de segundo secretário e Samuel Dias (PDT), terceiro secretário.

Retornando ao Legislativo após 16 anos, Ricardo Alvarez (Psol) se colocou como alternativa à chapa presidida por Pedrinho, com o petista Wagner Lima de vice, sem os outros postos da mesa. O bloco recebeu duas adesões. A bancada do PT, formada por dois parlamentares, votou rachada. Wagner apoiou a empreitada de Alvarez e, num manifesto similar ao do vereador do Psol, anulou os demais votos da composição, incluindo a possibilidade de crivo em Eduardo Leite, que irá ocupar cargo na disposição.

“Não vejo problema”, amenizou Eduardo. “Eu sequer sabia que o Wagner iria se colocar como candidato”, justificou. Na mesa, o petista vai ficar fora da presidência da comissão permanente de Justiça e Redação.

“Foi composição não tão simples, pois tivemos renovação grande<CF51> (nesta legislatura)</CF>, muitos chegando e querendo levantar bandeiras (partidárias). Mas houve bastante diálogo. Acredito que ajudou a passagem já por dois anos, a maioria conhece o trabalho, capacidade de trabalho, além da reeleição do prefeito, aprovação das urnas”, avaliou Pedrinho, acrescentando que tem como objetivo fazer contrato de aluguel de carros oficiais e implantar sistema de monitoramento de segurança.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;