Cultura & Lazer Titulo
Robert Downey Jr. é bom de luta em 'Homem de Ferro 2'
Por Ângela Corrêa
Do Diário do Grande ABC
31/08/2009 | 07:03
Compartilhar notícia


Robert Downey Jr.,44 anos, viveu o inferno da dependência química a partir de meados da década de 1990. Os resultados foram sucessivos problemas com a polícia e, consequentemente, o total descrédito por parte da indústria cinematográfica. Mas com a ajuda providencial da poderosa armadura do Homem de Ferro e de amigos fiéis, o ator ascendeu aos céus hollywoodianos novamente e coleciona protagonistas em blockbusters. A saber: Sherlock Holmes, que estreia em janeiro, e a continuação da adaptação da HQ da Marvel: Homem de Ferro 2, marcado para chegar aos cinemas brasileiros em abril.

Este é o segundo grande momento da carreira do ator, filho do produtor. Começou aos 5 anos em um dos projetos do pai. Aos 20, já fazia parte da disputada trupe do Saturday Night Live. A temporada no humorístico só durou um ano, mas seu indisfarçável sarcasmo ainda é visível nas telonas. Em 1987, impressionou a crítica em Abaixo de Zero. Downey interpretou um cocainômano que precisava desesperadamente da ajuda dos amigos. Seria um prenúncio? Em 1992, o grande marco: incorporou Charles Chaplin na cineobiografia dirigida por Richard Attenborough. Foi indicado, mas não levou o Oscar.

QUEDA - A primeira temporada na reabilitação foi em 1996, depois de ser preso dirigindo bêbado. No porta-malas, heroína e um revólver. No ano seguinte, foi condenado a seis meses de prisão, sentença que cumpriu em parte em um centro de reabilitação. Até 2001, contabilizou mais três problemas com a Justiça.

A última foi especialmente dramática. Downey estava no ar em Ally McBeal e ajudava a alavancar a audiência da série, performance pela qual ganharia um Globo de Ouro naquele ano. O excelente desempenho não impediu que fosse despedido após ser liberado da cadeia.

PROVAÇÃO - O retorno aos filmes se deveu mesmo ao amigo Mel Gibson, que produzia Crimes de um Detetive em 2003 e bateu o pé para ter o garoto-problema como protagonista. "Ele me escolheu mesmo que nenhuma companhia de seguro quisesse cobrir as filmagens porque era meu primeiro filme depois de sair detrás das grades", contou.

O medo dos seguradores era compreensível: a lista de lendas sobre as crises de Downey era extensa e incluía até uma invasão a uma casa da vizinhança. Bob, como é chamado pelos amigos, só queria descansar. E adormeceu no quarto de uma criança.

ASCENSÃO - Até o fim de 2007, quando filmou Homem de Ferro, não ficou parado e teve participações memoráveis em O Homem Duplo, de Richard Linklater, e Zodíaco, de David Fincher. Com Trovão Tropical, lançado há um ano, ganhou novas indicações: ao Globo de Ouro e ao Oscar. Mas foi a magnífica personificação do magnata-herói Tony Stark em Homem de Ferro que trouxe o ator para perto do grande público novamente. O diretor Jon Fraveau foi só elogios. "Quando eu escolhi Robert, sabia que metade do meu trabalho já estava feito", resume.

Passada a época dos tribunais, celas e reabilitação, Downey tem vivido ritmo frenético de filmagens. Entre 2008 e 2009 filmou em Londres ao lado de Jude Law, o caro Watson de seu Sherlock Holmes. A direção é de Guy Ritchie e, como manda o estilão à Snatch, o público pode esperar muita ação.

Além de treinar o sotaque britânico, Downey teve uma intensa preparação física, já que seu detetive sai no braço diversas vezes durante o filme. Apesar da boa fase, Downey não se esquece de onde veio. "Sempre me senti como um estrangeiro nesta indústria. Acho que é por que sou muito maluco", costuma dizer.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;