Palavra do Leitor Titulo
As coisas acontecem primeiro em São Paulo

São Paulo é a terceira maior cidade do mundo. Além da Capital do nosso Estado...

Por Dgabc
25/01/2012 | 00:00
Compartilhar notícia


Artigo

São Paulo é a terceira maior cidade do mundo. Além da Capital do nosso Estado, é a capital dos negócios, da cultura e da gastronomia. Possui PIB de U$ 147 milhões, cerca de 15% do PIB nacional. O terceiro maior do País, sendo que o maior é o da União, o segundo é o do Estado paulista e o terceiro é a cidade de São Paulo. Não é à toa que hoje, no Brasil, as coisas acontecem primeiro em São Paulo. Hoje, a cidade paulista completa mais um aniversário, dessa vez comemorando 458 anos de vida. E que este aniversário, marcado pelo fim da distribuição das sacolas plásticas pelos supermercados, sirva para que a cidade pense sempre em se manter, se reinventar, não esquecer o passado e resolver problemas que podem atrapalhar o futuro.

A Capital paulista está refletindo demanda da sociedade, que está cada vez mais atenta às questões ambientais e engajada em buscar alternativas para preservar o meio ambiente, entre elas, o fim do uso irresponsável das sacolas plásticas. Elas são feitas de plástico filme produzido a partir de resina chamada polietileno de baixa densidade. Esse material, com degradação indefinida, ocupa espaço nos aterros sanitários, entope bueiros e galerias. Assim, não se pode ignorar o enorme volume desse material que vem sendo despejado no meio ambiente. As medidas de restrição, como a reutilização e uso de embalagens compostáveis, fazem parte de processo de transformação da mentalidade neste novo milênio.

Os supermercados entendem que é preciso mudar os hábitos para que as futuras gerações vivam em um mundo melhor. Isso implica abandonar a cultura do descarte. Por seu contato direto com o consumidor final, o setor supermercadista acredita que pode desempenhar importante papel na conscientização da população. Reduzir, reutilizar e reciclar são soluções interessantes, mas é importante destacar que a parceria do consumidor neste projeto é fundamental. É necessário haver mudança comportamental, sendo necessária colaboração mútua entre empresas, governos e consumidores. E São Paulo está sendo o exemplo disso. O grande desafio do mundo moderno é o de estabelecer o equilíbrio entre crescimento econômico e sustentabilidade, ou seja, o desenvolvimento sustentável. E o desenvolvimento sustentável não será alcançado por meio de um projeto ou estratégia, mas sim por conjunto de ações públicas e da iniciativa privada, com a participação efetiva da população.

Orlando Morando é deputado estadual e vice-presidente da Associação Paulista de Supermercados.

PALAVRA DO LEITOR

Diarinho

O Diarinho me fez lembrar de minha infância (dia 15). No meu tempo, tínhamos em casa a coleção O Tesouro da Juventude, que continha inúmeras histórias com os mais belos contos de fadas, como Branca de Neve e os Sete Anões, Rapunzel, Alice no País das Maravilhas, Ali Babá e os Quarenta Ladrões, e muitas outras. Hoje, viajo lendo as belíssimas histórias bíblicas, como a de Rute, que permaneceu fiel ao afeto que tinha à sua sogra Noemi. Não são lendas, são histórias da humanidade que nos fazem compreender melhor a Bíblia Sagrada, e quando a lemos viajamos no tempo. A superprodução dos Dez Mandamentos é incomparável. É a liberdade do povo de Deus da servidão do Egito. Se as crianças de hoje se interessassem no mais profundo conhecimento de Deus, teríamos no futuro jovens com amor ao próximo e vida sem violência e mais ternura.

Maria Thereza J. São Paulo S. Gaiato, Rio Grande da Serra

Recado

Ao deputado federal Arnaldo Faria de Sá, que se diz amigo dos aposentados: gostaria de ver no Congresso projeto de lei em favor daqueles que contribuíram sobre dez e 20 salários-mínimos, e se aposentaram antes da Constituição de 1988 pelo teto, e que hoje deveriam por direito receber pelo teto atual. Pois o artigo 60, inciso 4, da Constituição diz que nem mesmo emenda constitucional pode violar direitos adquiridos. Aposentei-me pelo teto e, em futuro próximo vou passar a receber salário de fome, que se chama de salário-mínimo, que não paga nem convênio médico.

Cesário Di Rago, Ribeirão Pires

Resposta

Em resposta à carta de Luiz Fernandes (De fora, dia 19), a Prefeitura de São Bernardo informa que desde o início da administração Luiz Marinho, o secretário de Assuntos Jurídicos e Cidadania é Marcos Moreira de Carvalho. Não houve nenhuma mudança no comando da Pasta desde o início do atual governo. Lílian Ferreira, erroneamente apontada como ‘nova secretária', ocupa o cargo de secretária adjunta da Secretaria de Assuntos Jurídicos e Cidadania desde novembro de 2009, quando a Lei 5982/2009 criou o cargo.

Prefeitura de São Bernardo

Medalha

Vi na internet que a Academia Brasileira de Letras agraciou Ronaldinho Gaúcho com a medalha Machado de Assis, da mais alta distinção, por relevantes serviços prestados ao Brasil. Se é verdade, pobre cultura brasileira. Machado de Assis deve estar muito triste, assim como todo brasileiro que conhece um pouco da literatura do Brasil. Alguém pode me esclarecer esse absurdo?

Maria José Castiglioni, Santo André

Vandalismo

Dia 23 fiquei indignado ao passar pela Avenida Lauro Gomes, próximo à Secretaria de Esportes, quando me deparei com 90% das árvores, plantadas em toda extensão da via, sendo destruídas por um vândalo, que não sei por que veio ao mundo. Ele passava pelo local e quebrava praticamente todas as árvores.

Ailton Natalino de Lima, Santo André

Riacho Grande

Dia 21 tentei ir ao Riacho Grande e levei um susto, pois todas as ruas que davam acesso à entrada ao bairro estavam bloqueadas, travadas para uma maratona promovida por uma academia do bairro. É absurdo fechar as ruas de maior acesso pelos carros e ônibus! Já imaginaram se alguém estivesse passando mal? Minha indignação foi maior por conta do Departamento de Trânsito não saber informar uma saída ou até mesmo um retorno. Como se já não bastassem os shows feitos nas redondezas, que impedem a entrada no bairro, vamos ter que tolerar mais essa situação de caos? Por favor, alguém tome as providências devidas.

Lino Tadeu Bueno, São Bernardo 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;