Economia Titulo
Doze empresas da região vão à Expobor
Por Leone Farias
Do Diário do Grande ABC
07/04/2008 | 07:00
Compartilhar notícia


Em clima de otimismo, em função do aquecimento do mercado automotivo, 12 companhias da região vão expor na Expobor 2008 – 8ª Feira Internacional de Tecnologia, Máquinas e Artefatos de Borracha –, maior evento do setor na América Latina.

 A feira – voltada a profissionais do ramo e que será realizada de 5 a 8 de maio no Expo Center Norte, em São Paulo – pode superar em 20% os 10 mil visitantes da última edição (há dois anos) e ainda gerar R$ 200 milhões em negócios a partir dos contatos realizados nesses quatro dias, segundo o diretor executivo da Abiarb (Associação Brasileira da Indústria de Artefatos de Borracha), Adhemar Keiroz do Valle. Com isso, superaria os cerca de R$ 130 milhões alcançados em 2006.

 A entidade, que organiza o evento junto com a empresa de promoções Francal, mostra confiança, já que 58% das vendas do segmento são para a área automotiva. E a produção de veículos cresceu 19,3% no País no primeiro trimestre frente a mesmo período de 2007, segundo dados da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores). Em função desses bons resultados, a meta da Abiarb é de que a atividade registre expansão de pelo menos 15% no ano todo, o que seria mais do que os 11% de alta em 2007.

 Outros setores importantes para as vendas dessa indústria também estão em alta, como os ramos de siderurgia e eletroeletrônicos. O primeiro mostra expansão de 8,5% no bimestre frente a igual período do ano passado e o segundo, de 12,3%, segundo dados do IBGE.

 E Valle afirma que mesmo a área de calçados – que representa 6% das vendas da indústria de borracha – tem se recuperado (cresceu 2% no ano até fevereiro), após ter sofrido em 2007 com a concorrência dos produtos chineses no Brasil e no Exterior.

EXPOSITORES

 A feira terá cerca de 130 expositores, que vão de fabricantes de máquinas e equipamentos, desenvolvedores de sistemas até produtores e distribuidores de matérias-primas.

 Da região, estarão presentes as empresas Deltarubber, Mark Flex e Proquimil, de Diadema; Bandeirante Brazmo e Unipar Comercial, de Mauá; STC Silicones, de Ribeirão Pires; Agecom, Flexys e Petroquímica União, de Santo André; e JMB Zeppelin, Rep e Team Maqtest, de São Bernardo.

 Fundada há seis anos, a pequena empresa familiar Deltarubber, que faz a distribuição de matéria-prima para o setor de borracha, participa pela primeira vez do evento. A expectativa do diretor Marcos Vinicius Martins é ganhar visibilidade para ampliar vendas. Mas ele afirma que não tem do que reclamar. “O mercado está muito bom, esperamos crescer 25% neste ano”, diz.

 Mais tradicional, a JMB Zeppellin – multinacional que existe há 100 anos e que está há mais de 30 no Brasil – também quer aproveitar a onda favorável no segmento. É a segunda vez que a empresa participa da Expobor e a idéia é fortalecer negócios nessa área. A companhia produz silos e sistema automatizados de movimentação e armazenagem, dosagem e pesagem.

 Já a Petroquímica União vai expor no evento um insumo que produz na fábrica de Santo André: a resina hidrocarbônica unilene. Segundo o gerente da unidade de negócios Unilene da PQU, Roberto Arruda, não dava para ficar de fora do evento, devido ao bom momento da economia e também porque 60% das vendas desse item são para a indústria de borracha.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;