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Telefônica perde espaço para Embratel
Por Alexandre Melo
Do Diário do Grande ABC
13/02/2010 | 07:00
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A suspensão do serviço de banda larga Speedy e a queda do número de assinantes do serviço de telefonia afetaram os resultados financeiros da Telefônica, que encerrou 2009 com queda de 1,1% na receita operacional líquida ante o ano anterior, totalizando R$ 15,795 bilhões.

Foram contabilizados 2,636 milhões de clientes no segmento de banda larga, usuários das marcas Speedy e Ajato. O incremento no período foi de 81 mil consumidores.

"A evolução moderada desse serviço foi decorrente da interrupção nas vendas em julho de 2009 por determinação da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações)", diz relatório da empresa à CVM (Comissão de Valores Mobiliários). A comercialização do serviço ocorreu apenas dois meses depois, de forma gradual.

No quarto trimestre, a Telefônica perdeu 94.160 mil assinantes, redução de 52,6% em relação a igual período de 2008. Para a empresa, isso "reflete avanços nos serviços e na satisfação dos clientes." No segmento de TV por assinatura, foram alcançados 486.614 clientes, alta de 3%. A operação foi impactada pela suspensão na venda dos pacotes ‘duos' e ‘trios', comercializados simultaneamente com o Speedy.

CONCORRENTE - A Embratel, uma das principais concorrentes da Telefônica no Estado de São Paulo, divulgou ontem lucro líquido 111% maior ante 2008, totalizando R$ 1,29 bilhão.

A operadora ganhou terreno com os serviços de banda larga, TV por assinatura e telefonia local, categoria que inclui o produto Livre, encerrado com crescimento de 21,7% no ano. Já a receita do serviço de longa distãncia, teve incremento modesto de 0,2%.

Um dos destaques foi o impulso com a área de TV por assinatura, chamada Via Embratel, que também atende as cidades da região. Lançado em dezembro de 2008, o serviço conta com 382.321 clientes.




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