Setecidades Titulo
Seminário discute diploma de jornalismo na USCS
Do Diário do Grande ABC
27/11/2009 | 07:49
Compartilhar notícia


A USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul) realiza hoje, às 19h30, palestra que vai discutir a obrigatoriedade de diploma para o exercício do jornalismo.

Em junho, o STF (Supremo Tribunal Federal) derrubou a exigência de Ensino Superior para os jornalistas, acatando um recurso do Sertesp (Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão no Estado de São Paulo) do MPF (Ministério Público Federal). Na ocasião, o ministro Gilmar Mendes comparou os jornalistas a cozinheiros, que não precisariam de formação universitária para exercer a profissão.

Mendes interpretou que o decreto-lei que estabelecia a obrigatoriedade do diploma, não respeitava critérios estabelecidos pela Constituição.

A jornalista Lola Nicolás, diretora de Redação do Diário, discutirá o assunto com José Augusto de Oliveira Camargo, presidente do Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo; com o deputado federal José Genoino (PT); e com Paulo Ramos, professor de Ciências da Comunicação da USP (Universidade de São Paulo).

O debate é gratuito e acontece no auditório Hélcio Quaglio, no Campos 1 da USCS, na altura do 3.400 da Avenida Goiás. Mais informações: 4239-3259.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;