Política Titulo
CPMF: governo convoca governadores para convencer senadores
Por
19/11/2007 | 07:17
Compartilhar notícia


O governo trabalhará nesta semana para que os governadores do PSDB convençam o maior número possível de senadores do partido a votar a favor da prorrogação da CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira) até 2011.

A bancada da legenda discutiu o assunto e decidiu votar contra, mas, como não fechou questão, a administração federal avalia que há margem para negociar votos no meio tucano com a ajuda dos governadores.

Reunião - Nesta terça-feira, a executiva nacional da sigla reúne-se para se despedir do presidente nacional, senador Tasso Jereissati (CE), que deixa o cargo nesta semana. Não está afastada, porém, a possibilidade de a prorrogação da CPMF voltar à discussão.

Dos três senadores da agremiação que representam Estados administrados por tucanos, dois – Cícero de Lucena (PB) e João Tenório (AL) – têm se manifestado, na bancada, de maneira contundente contra a CPMF.

Mas os interlocutores do presidente Lula esperam que os governadores da Paraíba, Cássio Cunha Lima (PSDB) e de Alagoas, Teotônio Vilela Filho (PSDB), ajudem na conquista dos votos de Lucena e Tenório a favor da contribuição.

Outro senador que tem relação estreita com o governador é Eduardo Azeredo (PSDB-MG), ligado a Aécio Neves (PSDB). Ele foi voto vencido na reunião da bancada ao defender a continuidade das negociações do PSDB com o Poder Executivo federal.

“Os governadores podem movimentar-se, mas a bancada já assumiu sua posição”, disse domingo Azeredo, afirmando que até o momento não recebeu nenhum apelo de Aécio para favorecer o Executivo federal.

O senador do PSDB de Minas Gerais reconhece que o Palácio do Planalto aperfeiçoou a proposta ao acertar com os aliados a redução gradual da alíquota da CPMF.

“Mas essa redução ainda continua tímida, e não vejo nenhuma proposta relevante à vista”, ressaltou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;