Setecidades Titulo Vila Pires
Árvore gera transtorno há mais de um ano
Nelson Donato
Especial para o Diário
20/01/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


Infestada por cupins, árvore na Rua Sete de Abril, na Vila Pires, em Santo André, há mais de um ano é motivo de preocupação para moradores. Além do risco de queda por conta do tronco oco, a praga se espalhou e ameaça as residências.

Quem trafega pelo local não imagina que a árvore, com mais de dez metros de altura, está tão comprometida, pois ela tem aparência saudável. Porém, ao olhar mais de perto, nota-se grande buraco próximo à raiz, onde se vê os cupins.

Em março, o Diário retratou o drama do cartunista Gilmar Machado Barbosa, 50 anos. Desde então, ele afirma que aguarda ação da Prefeitura, que naquela ocasião disse que faria o serviço de poda em até 90 dias.

No período de espera, Barbosa viu a situação se agravar. Se antes sua residência sofria com infiltrações ocasionadas pelo entupimento de canos que ficavam cheios de folhas da árvore, hoje ele vê a casa ser tomada por cupins. “Eles destruíram parte do rodapé da sala e estou com medo que subam para o andar superior.”

O piso está com diversos buracos. “Me sinto de mãos atadas. Enquanto a árvore não for removida, não posso iniciar a reforma, pois a infiltração e os cupins podem voltar. É uma situação complicada e, enquanto isso, o prejuízo aumenta.”

Além da reforma, o cartunista foi obrigado a contratar profissionais especializados no combate a pragas. “O técnico despejou veneno, mas acho que os cupins voltarão.”

A Prefeitura informou que para realizar a poda, a AES Eletropaulo necessita executar serviços preliminares. Segundo a concessionária, poda está programada para o dia 5 de fevereiro e será feita em conjunto com o Executivo por conta do tamanho da árvore. Será necessário desligar a energia durante a ação. A concessionária disse que o serviço estava marcado para dezembro, mas carro estacionado no local impediu a realização.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;