Setecidades Titulo Iluminação pública
Nem o Parque Celso Daniel está livre da escuridão

Falta de iluminação atinge diversos pontos de Santo André

Por Lukas Kenji
Especial para o Diário
25/01/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Santo André está às escuras. Pelo menos 14 bairros já foram afetados pela falta de manutenções na rede de iluminação pública que deixa centenas de moradores inseguros. Diante do problema, a Prefeitura afirma que criará mutirão para resolver o problema.

Moradores evitam sair de casa. Comércios e até parques fecham mais cedo. O medo é o resultado da falta de luz em ruas que já estão há mais de um mês no breu, como a Dardanelos, no Parque Novo Oratório.

"O sentimento é de pura indignação. Não há mais o que fazer porque já cansei de reclamar e nada ser feito pela Prefeitura", afirma o funcionário público Rodrigo Martins, 32 anos, que não terá o valor pago pela iluminação pública ressarcido, segundo a administração andreense. A explicação é que o direito não está previsto em lei.

A escuridão se generalizou por diversos pontos da cidade. Vários trechos das ruas do bairro Jardim estão na escuridão há semanas. Frequentadores e guardas-civis contaram que a falta de iluminação fez com que o Parque Celso Daniel fechasse mais cedo em vários dias, desde o início do ano.

A gente sai do trabalho tarde e quer ter lazer no parque, mas não dá mais tempo de fazer nada com o local fechando às 20h", reclama o piloto comercial Aquilino Gimenez, 53.

Desde domingo, o parque voltou a fechar às 22h, como de costume. Entretanto, pelo menos 25% da área ainda está no breu, o que impossibilita a atividade de frequentadores, que chegam a discutir com os guardas-civis municipais responsáveis pela vigilância.

À equipe do Diário, os guardas-civis disseram que cumprem ordens da Prefeitura, que teme pela falta de segurança.

Comerciantes da região reclamam. "Fico com receio, já roubaram carros por aqui e temo que os bandidos também ajam contra a gente", relata o farmacêutico Eleomar Moreira, 29, que trabalha até as 21h na Rua Caneleiras.

A Prefeitura informou que vai reforçar o contingente (não informado) de equipes para os serviços de reparos da iluminação pública. O órgão continua atribuindo o reconhecido excesso de demanda às chuvas que atingiram a cidade nas últimas semanas.

A administração não deu prazos para conclusão da licitação que contratará empresa para realizar reparos na iluminação.

Desde dezembro, após encerramento do contrato com a empresa FM Rodrigues, a Prefeitura assumiu o serviço temporariamente. E reconhece que não conseguem atender as ocorrências no prazo estipulado de 72 horas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;