Cultura & Lazer Titulo Star Trek
Clássico da ficção científica volta à TV
Luciane Mediato
Do Diário do Grande ABC
07/01/2012 | 07:02
Compartilhar notícia
Divulgação


Para alegria da nação geek, a série 'Jornada nas Estrelas' volta a ser exibida no Brasil em canal aberto. O clássico da ficção científica irá ao ar a partir da 0h30, na madrugada de hoje para amanhã, na RedeTV. Com o título de 'Star Trek - A Série', a emissora vai exibir aos domingos os 28 episódios da primeira temporada, com áudio digital e novos efeitos especiais. Esta será a primeira exibição da temporada em TV não paga depois do processo de remasterização feito pela rede CBS.

'Star Trek' foi um marco para a televisão, verdadeiro clássico que, mesmo depois de seu cancelamento, continuou conquistando legião de fãs ao redor do mundo por meio de diversas reprises. Aqui no Brasil, a série original foi a mais exibida e, dentre todas as produções da franquia, continua sendo a mais popular.

Criada por Gene Roddenberry e lançada nos Estados Unidos em 1966, a aventura sci-fi é considerada um fenômeno televisivo, uma vez que deu origem a outras seis programas e 11 filmes.O Guinness World Records a reconhece como a série de televisão com o maior número de 'spin-offs' da história.

As razões para tamanho sucesso são evidentes - apesar dos efeitos especiais fracos e os cenários e figurinos de segunda categoria - mas a série extrai sua força basicamente da empatia e sintonia do trio de personagens principais. O capitão James T. Kirk (William Shatner), o primeiro oficial comandante Spock (Leonard Nimoy) e o oficial médico chefe Leonard McCoy (Deforest Kelley) estão no centro do comando da icônica nave USS Enterprise.

A tenente Uhura (Nichelle Nichols), oficial de comunicação da nave, o engenheiro chefe Montgomery Scott (James Doohan) e dois navegadores, o russo Pavel Chekov (Walter Koenig) e o japonês Hikaru Sulu (George Takei), também se destacam na tripulação.

Uma constante nos capítulos era a luta pela destruição de preconceitos e estereótipos. A saga apresentou o primeiro beijo inter-racial da televisão norte-americana, além de incluir um japonês, um russo e uma negra em seu elenco principal - isso pouco após a Segunda Guerra Mundial, em plena Guerra Fria e poucos anos após o fim dos ônibus com assentos separados para brancos e negros no estado do Alabama, nos Estados Unidos.

A franquia antecipou muitos dos aparelhos e da tecnologia usada atualmente, incluindo os PCs, as tablets e os celulares.

HISTÓRIA
A série se passa no século 23, no ano de 2265, e narra as aventuras da tripulação da nave estelar USS Enterprise. O espaço é a fronteira final e o grupo parte em missão de cinco anos para explorar novos e estranhos mundos, procurar formas de vida e civilizações. O objetivo era ir audaciosamente onde nenhum homem jamais esteve.

O primeiro episódio a ir ao ar foi 'The Man Trap' (O Sal da Terra), em 8 de setembro de 1966, embora não fosse o primeiro a ser produzido.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;