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Casas Bahia investe R$ 500 mil em capacitação
Por Soraia Abreu Pedrozo
Do Diário do Grande ABC
29/12/2008 | 07:30
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Divulgação


A Casas Bahia, sediada em São Caetano, investiu neste mês R$ 500 mil no Cecrep (Centro de Capacitação e Reabilitação Profissional). A idéia de criar o centro surgiu a partir de uma lei que determina que 5% das vagas sejam destinadas aos portadores de deficiência. Como falta mão-de-obra qualificada, já que muitos deficientes físicos estão afastados do mercado de trabalho, a rede decidiu criar um ambiente para formar esses profissionais.

A empresa possui atualmente 60 mil colaboradores, portanto, pelo menos 3.000 empregados devem ter algum tipo de deficiência. "Até o momento, no entanto, apenas 1.000 vagas foram preenchidas. As oportunidades são para auxiliar de escritório e estoque, caixa e vendedor", conta Michael Klein, diretor executivo da Casas Bahia.

Os cursos profissionalizantes têm duração de três meses e são divididos em aulas teóricas e práticas. Para desenvolver todo o programa de capacitação, o Cecrep - localizado na Praça Ramos de Azevedo, em São Paulo -, selou parceria com a Avape (Associação para Valorização e Promoção de Excepcionais).

Hoje existem duas turmas com 20 pessoas cada. "Após o treinamento, os profissionais serão alocados nas unidades mais próximas de suas residências", diz o executivo.

O programa de reabilitação inclui serviços terapêuticos, ortopedia, psiquiatria, psicologia, assistência social, fisioterapia, terapia ocupacional, acupuntura para os colaboradores que passaram um período afastados e estão prestes a retornar ao trabalho. "O intuito é ajudá-los na recuperação e reintegração ao ambiente de trabalho. Essa iniciativa já vem sendo feita com sucesso no complexo da matriz, em São Caetano, onde funciona também um espaço que realiza, em média, 560 atendimentos mensais com foco em acupuntura, pilates, fisioterapia, RPG, psicologia, entre outras atividades", explica Klein.

Com o Cecrep, foram geradas sete novas vagas. Entretanto, de acordo com o diretor, a equipe de atendimento conta com outros profissionais que já faziam parte do quadro de funcionários e passarão a atuar lá. Ao todo, 12 profissionais formam a equipe multidisciplinar de atendimento do centro.

Segundo Klein, os portadores de deficiência que se interessarem em trabalhar na rede e participar do programa do Cecrep devem cadastrar seus currículos no site www.casasbahia.com.br. Outra possibilidade é o envio do currículo pelos correios, sob a sigla PCD, aos cuidados do Departamento de Desenvolvimento Humano e Organizacional para Avenida Conde Francisco Matarazzo, 100, 2º andar, São Caetano, SP. CEP: 09520-900.




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