Internacional Titulo
Governo do Iraque não atinge metas traçadas pelos EUA
Por Da AFP
08/07/2007 | 18:19
Compartilhar notícia


O governo iraquiano não está cumprindo com os objetivos políticos e de segurança fundamentais traçados pelos Estados Unidos, de acordo com um relatório que será enviado em breve ao Congresso e que intensificará os apelos públicos de retirada das tropas do Iraque, publicou neste domingo o jornal 'Washington Post'.

É pouco provável que o governo de Nuri al-Maliki alcance alguma das metas políticas e de segurança e que cumpra com o calendário estabelecido pelo presidente George W. Bush, quando anunciou sua estratégia de enviar mais tropas americanas para o Iraque em janeiro, publicou o jornal 'Washington Post'.

O Congresso dos Estados Unidos aprovou uma lei com 18 metas para evitar o aumento das tropas enviadas ao Iraque, fixando para setembro o prazo para a apresentação de um relatório em profundidade sobre a situação no Iraque e julho para um relatório provisório, que deverá ser entregue em uma semana, dia 15.

Embora o relatório provisório ainda não tenha sido divulgado, o Washington Post afirma que o documento mostrará que as mortes de americanos aumentaram, a violência se expandiu para além de Bagdá e o sectarismo polarizou o país.

"O progresso em segurança que estamos fazendo no Iraque é real", disse uma autoridade da Inteligência em Bagdá ao jornal. "Mas é apenas em parte do país, não há progresso político suficiente para estar em boa posição em setembro", continuou.

No entanto, o jornal informou que o mais alto comandante no Iraque, o general David Petraeus e o embaixador americano no Iraque, Ryan Crocker, destacarão os elementos positivos quando tiverem de informar o Congresso em setembro.

Outro jornal americano, o influente New York Times publicou neste domingo um editorial que pede ao governo para retirar suas tropas do Iraque desde já de forma ordenada.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;