Setecidades Titulo Santo André
Moradores tomam conta de praça
Por Maíra Sanches
Do Diário do Grande ABC
01/01/2012 | 07:00
Compartilhar notícia
Fernando Nonato/DGABC


A praça que não tem nome, situada à Rua Mariano Procópio, 160, no Jardim Guarará, em Santo André, é ponto de encontro dos moradores do bairro há cerca de 11 anos. Diversas atividades são realizadas todos os meses no local, onde crianças e adultos têm opções de recreação.

A programação de atividades só é possível porque a Associação Parceiros do Esporte - Guarará City passou a fazer melhorias na praça assim que a Prefeitura deu sinais de que não investiria em reformas. Os moradores plantaram árvores, instalaram duas traves nas extremidades, algumas lixeiras, bancos e quiosques. O espaço é amplo e com grama baixa. Apenas a limpeza e a capinagem são feitas pela administração municipal.

A área é conhecida por sediar as partidas de futebol entre solteiros e casados do bairro, realizadas no último dia do ano. Ontem, a 11ª edição do jogo foi disputada à tarde, mesmo debaixo de chuva. As crianças puderam aproveitar para brincar com futebol de sabão, tobogã, cama elástica, pula-pula inflável e piscina de bolinha. Todas as atrações foram conquistadas por meio de doações.

As barracas de comida montadas ao redor da praça garantiram a distribuição de espetinhos, lanches, refrigerantes e guloseimas. Comparecem ao evento entre 500 e 700 pessoas todos os anos. Também participam da festa moradores dos bairros Aclimação e Vila Luzita.

Esta semana a Prefeitura montou o palanque onde ontem foi realizado show de pagode e apresentação de DJ. A mesma estrutura é montada nas festas juninas do bairro. Apesar da colaboração, a remodelação da praça ainda não é pauta da Prefeitura. Uma das principais reivindicações dos moradores é a nivelação do terreno, que é íngreme e dificulta principalmente as atividades esportivas. A criação de uma pista circular de caminhada e área de parquinho também são pedidos da comunidade há anos, além de iluminação e aparelhos de ginástica. "Queremos fazer algo para atrair as famílias, mas nunca tivemos resposta", disse o vice-presidente da Associação, José Carlos Lúcio.

De acordo com Lúcio, a responsabilidade da manutenção da praça não é prioridade do governo municipal. "A Prefeitura sempre joga o problema para o governo estadual, mas nunca entendemos o motivo", explicou. Outro membro da associação, Bruno Domingos Vasconcelos, criticou a morosidade do poder público em providenciar assistência para a área recreativa do bairro. Mesmo assim, os moradores não desistem de utilizar a praça para criar atividades para o público. "De dois anos para cá melhorou bastante. Se eles (Prefeitura) não fazem, a população faz. É como se não pudessem mais mexer aqui."

Ontem, durante os preparativos da festa, os moradores tiveram de remover a grama que foi retirada da praça e deixada na área pela Prefeitura. Pouco a pouco, os brinquedos puderam ser montados e as crianças começaram a chegar para o evento. A falta de incentivo da Prefeitura e a chuva não desanimaram os participantes da festa, que atraiu praticamente toda a população do bairro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;