Fechar
Publicidade

Sábado, 4 de Dezembro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

internacional@dgabc.com.br | 4435-8301

India e Paquistao podem atrapalhar conferência da ONU


Do Diário do Grande ABC

18/01/1999 | 12:21


A entrada da India e do Paquistao no clube dos países nucleares pode perturbar a conferência da ONU sobre desarmamento, centrada no tema da proibiçao dos materiais físseis que participam na composiçao das armas nucleares, que tem início esta terça-feira, em Genebra.

Os primeiros testes nucleares oficiais da India e do Paquistao, em maio de 1998, contrariaram o Tratado de Nao Proliferaçao Nuclear (TNP), prorrogado indefinidamente em abril de 1995 e que prevê a proibiçao de fabricaçao de materiais físseis e o cessar de todos os testes nucleares antes de um desarmamento nuclear verdadeiro e completo. O cessar dos testes nucleares, por sua vez, está teoricamente regulado por um tratado neste sentido (o CTBT, Comprehensive Test Ban Treaty, de setembro de 1996), mas resta ainda negociar a proibiçao dos materiais físseis.

Esta será a tarefa principal desta conferência, que contará com a participaçao de 61 Estados membros da ONU, incluindo a India e o Paquistao, que nao firmaram o CTBT. A primeira parte da conferência terminará em 26 de março e será reiniciada em 10 de maio, durando até 25 de junho, antes da realizaçao de uma terceira reuniao, entre 26 de julho e 8 de setembro.



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;