Internacional Titulo
India e Paquistao podem atrapalhar conferência da ONU
Do Diário do Grande ABC
18/01/1999 | 12:21
Compartilhar notícia


A entrada da India e do Paquistao no clube dos países nucleares pode perturbar a conferência da ONU sobre desarmamento, centrada no tema da proibiçao dos materiais físseis que participam na composiçao das armas nucleares, que tem início esta terça-feira, em Genebra.

Os primeiros testes nucleares oficiais da India e do Paquistao, em maio de 1998, contrariaram o Tratado de Nao Proliferaçao Nuclear (TNP), prorrogado indefinidamente em abril de 1995 e que prevê a proibiçao de fabricaçao de materiais físseis e o cessar de todos os testes nucleares antes de um desarmamento nuclear verdadeiro e completo. O cessar dos testes nucleares, por sua vez, está teoricamente regulado por um tratado neste sentido (o CTBT, Comprehensive Test Ban Treaty, de setembro de 1996), mas resta ainda negociar a proibiçao dos materiais físseis.

Esta será a tarefa principal desta conferência, que contará com a participaçao de 61 Estados membros da ONU, incluindo a India e o Paquistao, que nao firmaram o CTBT. A primeira parte da conferência terminará em 26 de março e será reiniciada em 10 de maio, durando até 25 de junho, antes da realizaçao de uma terceira reuniao, entre 26 de julho e 8 de setembro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;