Esportes Titulo São Caetano
Jairo desfila estilo 'Dunga' no Azulão
Por Marco Borba
Do Diário do Grande ABC
13/08/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Ontem, enquanto Dunga comandava a seleção no amistoso com a Estônia, no Estádio Le Coq Arena, em Tallin, na Estônia, o volante Jairo, que na época em que atuou no Paulista de Jundiaí recebeu o mesmo apelido do técnico do Brasil, devido à semelhança no estilo de jogo e porte físico, retornava de Caxias do Sul com a empolgação de ter se firmado entre os titulares do São Caetano e pelo gol que deu ao time a vitória por 2 a 1 sobre o Juventude, na 17ª rodada da Série B do Brasileiro. Foi o primeiro dele no torneio.

O jogador, que estreou na décima rodada, afirma que o estilo Dunga veio de forma inconsciente. Embora admita certa semelhança, evita comparações.

"Vi o Dunga jogar na Copa de 1994. Na época, eu tinha 8 anos. Talvez, sem me dar conta, tenha incorporado um pouco do estilo dele. A gente sempre procura tirar o melhor da característica dos principais jogadores. Mas tenho meu próprio estilo", garante.

Segundo Jairo, 22 anos, o diferencial entre suas características e as de Dunga é que ele não prioriza a marcação. "Procuro marcar e jogar. Gosto de ter liberdade para ir à frente. As coisas mudaram. O volante hoje não tem apenas de marcar. Tem de ser mais versátil, e a gente tenta se adaptar. Também não tomo muitos cartões", brinca.

O jogador acredita que o estilo não desisto nunca surgiu por ter atuado no Atlético-PR. "No Sul, o estilo dos times é mais pegador, algo mais próximo do futebol argentino. Acho que talvez tenha ajudado a reafirmar minha característica."

A contratação do volante foi pedida pelo técnico Antonio Carlos, que também vê a sombra de Dunga em Jairo.

"O biotipo lembra mesmo. Acho que só falta ele falar um pouco mais, como o Dunga. Pela posição que joga, vê o campo todo. Ele se posiciona bem e pode vir a ser um líder dentro de campo", elogia.

O também volante Adriano avalia ter as mesmas características de Jairo e diz que isso tem facilitado o entrosamento da dupla. "Não dá para dizer quem é o segundo volante, aquele que fica mais na marcação. Nós dois apoiamos o ataque. Mas a gente combina antes de agir. Tem dado certo."

Jairo é dono do próprio passe e, assim como Adriano, tem contrato até o fim do ano. O Santos detém os direitos de Adriano, que revela ter se espelhado em Maldonado e Zé Roberto, dois ex-jogadores do Peixe.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;