Política Titulo
Região pode ganhar com a Copa de 2014, diz ministro do Turismo

Por estar inserido na região metropolitana, Grande ABC pode usufruir da exploração turística da Capital

Juliana de Sordi Gattone
Diário do Grande ABC
14/12/2008 | 07:00
Compartilhar notícia


O Grande ABC deve aproveitar a oportunidade de crescer no setor do turismo com projetos voltados à Copa do Mundo no Brasil, em 2014. A avaliação é do ministro do Turismo, Luiz Barretto, que enxerga na região potencial para atrair turistas interessados em negócios e aventura. "O Grande ABC tem a chance de usufruir bastante, principalmente no que diz respeito à qualificação profissional", afirma.

Ele explica que, por estar inserido na região metropolitana, o Grande ABC pode usufruir da exploração turística da Capital, caso seja escolhida como uma das cidades que receberão os jogos. "Meio milhão de turistas circularão por todo Brasil durante a Copa e precisarão de hospedagem. Por isso, a região precisa desenvolver projetos para o evento", avisa.

As propostas devem ser enviadas ao ministério, que destinará verba para as cidades que tiverem as idéias aprovadas.

Segundo o ministro, a Copa do Mundo é a maior oportunidade do século para promover o País. "Em julho de 2010, o Brasil passa a ser o dono da bola para 2014. São 4 anos para trabalhar, com grande planejamento", afirma. Para isso, o ministro diz que a Pasta fechou convênio com a FGV (Fundação Getulio Vargas), que preparará 65 destinos por 20 estados. "Queremos alto padrão de qualidade. Vamos reproduzir esse estudo nos quatro anos. Vai gerar diagnóstico e plano de ação para os governos dos estados e prefeituras."

Ele também aposta no Plano de Mobilidade Urbana nas 12 regiões metropolitanas do País para o sucesso do receptivo na Copa. "A interligação de aeroportos, como o de Viracopos (Campinas-SP), Cumbica (São Paulo) e Galeão (RJ) por meio do trem bala é um avanço."

Investimentos - Ao avaliar o perfil do Grande ABC , Barretto afirma que a região emite turista de negócios para todo o Brasil. Por isso, pode se tornar receptivo, explorando a Vila de Paranapiacaba e a Represa Billings. "Mas antes precisa ter um centro de convenções. Temos conversado com prefeitos eleitos."

Ele informa que o ministério contratará, em janeiro, uma empresa para fazer estudo de viabilidade da obra em São Bernardo. "Até abril já teremos o estudo principal, com a capacidade do centro de convenção e a área na qual pode ser construído. Idéia é ter um centro de convenções e, depois, identificar outras viabilidades, como museu do automóvel, hotel-escola no Riacho Grande com convênio com Senac, caminho da Marquesa de Santos e pesca esportiva. A obra deve começar em 2009."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;