Setecidades Titulo Polícia
Delegacia Geral restringe entrevistas de policiais
Evandro De Marco e André Vieira
29/08/2008 | 07:08
Compartilhar notícia


Os delegados da Grande São Paulo receberam ordem de superiores para não concederem qualquer entrevista aos órgãos de imprensa sem antes solicitar autorização expressa da direção.

A determinação partiu do delegado-geral, Maurício José Lemos Freire, e foi repassada aos delegados seccionais pelo diretor do Demacro (Departamento de Polícia Judiciária da Macro São Paulo), Élson Alexandre Sayão, responsável por comandar a Polícia Civil em 38 cidades da região metropolitana.

Por e-mail, Sayão colocou de forma rigorosa que os delegados só poderão conceder entrevistas com autorização de seus superiores - Demacro e DGP (Delegacia Geral de Polícia) -, alertando, inclusive, que quem descumprir a determinação corre o risco de sofrer sanções disciplinares.

A imposição do delegado geral desagradou alguns subordinados, que afirmam ser uma forma de calar as reivindicações da categoria, que ameaça entrar em greve caso o Governo Estadual não atenda as exigências que são de um plano de carreira mais eficaz do que o atual, melhores salários e condições de trabalho.

Procurada pelo Diário, reportagem, a DGP afirmou que "não existe qualquer tipo de proibição. Existe sim, uma regulamentação para que a DGP tome conhecimento do que está sendo veiculado aos órgãos de imprensa".

A nota informa que a determinação é garantida por portaria de novembro de 1997. O texto não veta o policial de se manifestar, apenas que o faça depois de devida autorização da direção.

Delegado seccional de São Bernardo, Marco Antônio de Paula Santos reiterou dizendo que não sofre nenhum impedimento. "Não há nenhuma restrição a informação. Pede-se apenas, antes de se prestar alguma informação, que as autoridades superiores sejam consultadas", disse. Os delegados plantonistas procurados pela reportagem não quiseram se manifestar com medo de represálias.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;